A educação ambiental na política de habitação: uma possibilidade de intervenção para o assistente social.
Resumen
Este trabalho de Conclusão de Curso (TCC) resulta da experiência de estágio curricular em
Serviço Social na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), realizado na
Superintendência de Habitação da Prefeitura Municipal. O estágio ocorreu no período entre
Agosto/2016 a Maio/2017, e objetiva observar e intervir na realização das práticas
profissionais no meio ambiente, dentro da política habitacional, onde se utilizou de
instrumentais do profissional Assistente Social: observação, escuta sensível, visita domiciliar,
abordagem individual e grupal, relatórios, acesso à rede, entre outros cujo propósito é
promover a importância da Educação Ambiental na política de habitação, o qual buscou
intervir no Loteamento Brenner, pertencente ao Programa de Aceleração do Crescimento
(PAC), integrante da política de habitação do município. Aborda-se também a relevância do
trabalho em conjunto com a rede nas ações do projeto e troca de conhecimentos, buscando
estratégias, para amenizar os danos ambientais, ocorridos no local, que agravam em
decorrência das vulnerabilidades trazidas pelas expressões das questões sociais, como a
pobreza, a falta de informações, o preconceito, etc. O projeto procurou desenvolver ações
incentivadoras em conjunto com redes, a fim de que a população local possa apropriar-se de
conscientização ambiental, ajudando na preservação desta e na utilização sustentável de seus
recursos naturais. Assim, resgatando a importância da educação ambiental em novos
significados para esses sujeitos sociais, com os quais o Assistente Social trabalha, defendo
uma postura profissional que contribua para o empoderamento dos mesmos.
Colecciones
- TCC Serviço Social [191]
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