Investigação do custo-benefício da utilização de pavimentos asfálticos e de concreto de cimento Portland orçados através do Sicro
Resumo
O aumento do preço dos materiais asfálticos, nos últimos anos, tem gerado dúvidas quanto à viabilidade do emprego de pavimentos em concreto asfálticos atualmente no Brasil. Com isso, há a necessidade constante estudar e comparar entre outras estruturas de pavimentos, a fim de obter dados atualizados de custos e investigar a viabilidade econômica de cada uma. O objetivo do presente trabalho é analisar e correlacionar os resultados da orçamentação, através do SICRO, de duas estruturas de pavimentação: pavimentos em Concreto Asfáltico e em Concreto de Cimento Portland. As estruturas foram dimensionadas, através do critério de ruptura por fadiga, para crescentes níveis de solicitações de tráfego, através do software FlexPaveTM para pavimentos asfálticos e pelo método de dimensionamento da Prefeitura de São Paulo para os pavimentos em CCP. Em relação às misturas asfálticas foram utilizados ligantes convencionais 50/70 e ligantes modificados por polímero. Verificou-se que a viabilidade econômica depende exclusivamente do nível de tráfego aplicado, contudo, ao avaliar os custos do km pelo número de solicitações no pavimento observou-se que a alternativa estrutural em pavimentação asfáltica modificada por polímero resultou em um melhor custo para todos os níveis de tráfego aplicados, aproximadamente 20% mais barato que os pavimentos me CCP. Notou-se também que os custos para pavimentos em concreto de cimento Portland e em concreto asfáltico convencional 50/70 mostraram-se muito similares para altos volumes de tráfego, entretanto, para o menor volume analisado, o pavimento asfáltico se torna mais viável.
Coleções
- TCC Engenharia Civil [264]
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