Mostrar registro simples

dc.creatorFeltrin, Tascieli
dc.date.accessioned2022-09-21T20:36:32Z
dc.date.available2022-09-21T20:36:32Z
dc.date.issued2022-07-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26222
dc.description.abstractAbstract: This research, linked to Research Line 1 of the Postgraduate Program in Education at UFSM, this research aimed to answer the following question: How and when does Teacher Training take place as a field of knowledge and as a device of power in Brazil? Operating with the concepts of provenance and emergence (FOUCAULT, 1996); deterritorialization, and reterritorialization (DELEUZE; GUATTARI, 1997), this research is methodologically based on the Genealogical approach (FOUCAULT, 1996) and proposes two movements: a first movement (deterritorialization) focuses on the study of the Native American group's knowledge production - knowledge submitted by the emergence of schooling - with emphasis but also considering other presences such as Afro-Brazilians; This movement presents evidence and processes that allow us to understand how teacher training was constituted over time – its provenance and emergence. From this perspective, the object of this study is the constitution of the teacher training field in Brazil, and the specific objectives are: To investigate the conditions of possibility that allowed the deterritorialization of native knowledge; To analyze the emergency conditions of Teacher Training as a field of expertise; To identify how power relations operate in the field of Teacher Training; To understand how these relationships act on individuals in training; and to situate the emergence of Teacher Training as a device of power in Brazil. As research files, we used official documents related to the curricular organization of undergraduate courses, public policies related to the organization of higher and basic education, historical educational works, and documentary, photographic or other records that help to understand the proposed theme.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectHistória da Educaçãopor
dc.subjectModelos de formaçãopor
dc.subjectNativo-americanospor
dc.subjectAfro-brasileirospor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectHistory of Educationeng
dc.subjectTraining modelseng
dc.subjectNative knowledgeeng
dc.titleA formação de professores no Brasil: uma genealogia dos modelos de formaçãopor
dc.title.alternativeTeacher training in Brazil: a genealogy of training modelseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoResumo: Esta pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa 1 do programa de pós-graduação em Educação da UFSM, toma por impulso responder a seguinte questão: Como e quando a Formação de Professores se produz como campo de saber e como dispositivo de poder no Brasil? Operando com os conceitos de proveniência e emergência (FOUCAULT, 1996); desterritorialização e reterritorialização (DELEUZE; GUATTARI, 1997), metodologicamente se embasa na abordagem Genealógica (FOUCAULT, 1996) e propõe dois movimentos: um primeiro movimento (desterritorialização) se concentra no estudo da produção de saberes – saberes submetidos pela emergência da escolarização - dos grupos nativo-americanos, com destaque, mas considerando também outras presenças como a dos afro-brasileiros; Este movimento busca apresentar indícios e processos que permitem compreender como foi se constituindo a formação dos professores ao longo do tempo – suas proveniências e sua emergência. Nessa perspectiva, tem-se por objeto de estudo a constituição do campo da formação de professores no Brasil e por objetivos específicos: Investigar as condições de possibilidade que permitiram a desterritorialização dos saberes nativos; Analisar as condições de emergência da Formação de Professores enquanto campo de saber; Identificar como operam as relações de poder no campo de Formação de professores; Compreender como essas relações atuam nos sujeitos em formação; e Situar o aparecimento da Formação de Professores como dispositivo de poder no Brasil. Como arquivos de investigação utiliza-se documentos oficiais relativos à organização curricular dos cursos de licenciaturas, políticas públicas relativas à organização do ensino superior e da educação básica, como também obras educacionais históricas, e registros documentais, fotográficos ou de outra natureza que auxiliem na compreensão da temática proposta.por
dc.contributor.advisor1Antunes, Helenise Sangoi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6804330341401151por
dc.contributor.advisor-co1Correa , Guilherme Carlos
dc.contributor.referee1Fare, Mónica de la
dc.contributor.referee2Batista, Natália Lampert
dc.contributor.referee3Soares, Maria Andrea dos Santos
dc.contributor.referee4Freitas, Deisi Sangoi
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5820005433405126por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International