A formação de professores no Brasil: uma genealogia dos modelos de formação
Fecha
2022-07-29Primeiro coorientador
Correa , Guilherme Carlos
Primeiro membro da banca
Fare, Mónica de la
Segundo membro da banca
Batista, Natália Lampert
Terceiro membro da banca
Soares, Maria Andrea dos Santos
Quarto membro da banca
Freitas, Deisi Sangoi
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Resumo: Esta pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa 1 do programa de pós-graduação em Educação da UFSM, toma por impulso responder a seguinte questão: Como e quando a Formação de Professores se produz como campo de saber e como dispositivo de poder no Brasil? Operando com os conceitos de proveniência e emergência (FOUCAULT, 1996); desterritorialização e reterritorialização (DELEUZE; GUATTARI, 1997), metodologicamente se embasa na abordagem Genealógica (FOUCAULT, 1996) e propõe dois movimentos: um primeiro movimento (desterritorialização) se concentra no estudo da produção de saberes – saberes submetidos pela emergência da escolarização - dos grupos nativo-americanos, com destaque, mas considerando também outras presenças como a dos afro-brasileiros; Este movimento busca apresentar indícios e processos que permitem compreender como foi se constituindo a formação dos professores ao longo do tempo – suas proveniências e sua emergência. Nessa perspectiva, tem-se por objeto de estudo a constituição do campo da formação de professores no Brasil e por objetivos específicos: Investigar as condições de possibilidade que permitiram a desterritorialização dos saberes nativos; Analisar as condições de emergência da Formação de Professores enquanto campo de saber; Identificar como operam as relações de poder no campo de Formação de professores; Compreender como essas relações atuam nos sujeitos em formação; e Situar o aparecimento da Formação de Professores como dispositivo de poder no Brasil. Como arquivos de investigação utiliza-se documentos oficiais relativos à organização curricular dos cursos de licenciaturas, políticas públicas relativas à organização do ensino superior e da educação básica, como também obras educacionais históricas, e registros documentais, fotográficos ou de outra natureza que auxiliem na compreensão da temática proposta.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: