Atividades lúdicas no ensino de piano para crianças: ideias para escolha e aplicação conscientes
Visualizar/ Abrir
Data
2022-02-23Autor
Silva, Mariana Nascimento Bol da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A partir de uma pesquisa bibliográfica em conjunto com a minha experiênciapráticacomo professora no contexto de um estúdio de piano privado, buscou-seorganizaredescrever atividades de ensino lúdicas voltadas para o aprendizado depianodecrianças iniciantes com idades entre 5 e 12 anos, desenvolvidas ao longodeanosde prática docente. Essas atividades buscaram focar no ensino de fundamentosmusicais e pianísticos a partir de três perspectivas: a sustentabilidade, oplanejamento e a criatividade, e foram pensadas de maneira a inserir o professordeinstrumento não apenas como um profissional facilitador do aprendizado, mastambém como agente com responsabilidade pessoal e social dentro doprocessoeducacional. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é contribuir comideiasqueestimulem a ludicidade dentro da aula de piano de forma organizada, criativaefazendo uso de materiais de maneira sustentável. A finalidade nãoéapenasfacilitar o aprendizado de conceitos musicais ou oferecer novas ideias emateriaisutilizáveis em uma aula de piano, mas principalmente provocar reflexões acercadaimportância da autonomia do professor como profissional reflexivo e agenteinseridono amplo contexto educacional de seus alunos.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: