O elo acreditação e assistência hospitalar
Abstract
Introdução: O processo de acreditação hospitalar pode ser visto como um potencial para alavancar a qualidade dos serviços prestados. Assim, a ação gerencial elementar tende a contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, também, para a melhoria contínua dos serviços. Objetivo: identificar a acreditação e a sua interface com a qualidade da assistência em organizações hospitalares. Método: O método adotado para o estudo é a revisão integrativa de literatura, utilizando as bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Resultados:A amostra inicial foi constituída por 29 artigos, sendo 2 MedLine, 27 LILACS esses dois resultados encontrados na BVS. Após esse refinamento restaram 5 referências. Os resultados demostram que a acreditação é um elemento de qualidade na assistência hospitalar que apresenta mudanças na organização, sendo uma estratégia utilizada para um estreitamento na relação da equipe com o paciente. A acreditação, quando bem implementada, auxilia na qualidade dos processos, refletindo na produtividade da organização, melhorando resultados operacionais, financeiros e seus serviços prestados. Conclusão: Observa-se que a acreditação é uma ferramenta que atribui inúmeras vantagens aos serviços de saúde, pois se trata de uma certificação que melhora a qualidade do atendimento ao paciente.
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