Transposição didática ou ressignificação pedagógica: o ensino de Sociologia no ensino médio
Abstract
O presente trabalho baseia-se em uma pesquisa bibliográfica em
diversas fontes de publicações acadêmicas como: seminários, congressos, revistas entre
outras. Expõe trechos dos mesmos a fim de se entender um pouco mais sobre questão da
transposição didática ou ressignificação pedagógica. Quais os materiais pedagógicos que
estão acessíveis aos professores para que estes trabalhem com seus alunos, a importância
na seleção desses conteúdos é de vital importância para o êxito da tarefa. Também se
observa neste trabalho novas formas pedagógicas para aplicação dos conteúdos
selecionados. Nesse contexto, o retorno da Sociologia para o currículo escolar tem um
desafio, o de criar um método que através de conteúdos bem selecionados possa
construir um espaço de aprendizagem baseado no dialogo entre professor e aluno de
ensino médio. Com base nos dados obtidos nos trabalhos poderemos construir uma
docência de qualidade em um futuro próximo.