As relações étnico e raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
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Data
2017-01-20Autor
Silva, Thalles Ricardo de Melo
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Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho se insere nas discussões acerca das relações étnico-raciais na
sociedade brasileira, tendo como universo de estudo a Escola Estadual Manuel Ribas,
no município de Santa Maria, localizado no Rio Grande do Sul. Objetivou-se, portanto,
analisar as relações étnico-raciais no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da escola
Manuel Ribas, tanto no que concerne à relação de ensino e aprendizagem dos alunos
como à própria sociabilidade dos estudantes. Destarte, temos as leis que instituem o
ensino da cultura e história africana e afro-brasileira bem como o ensino das relações
étnico-raciais, como um marco para a afirmação da diversidade dentro do ambiente
escolar. A partir dessa legislação, foi de nosso intuito investigar de que modo se davam
as relações étnico-raciais na referida escola. Trata-se de um estudo qualitativo e
etnográfico, em que se utilizou a técnica da observação participante. Para obter dados
do perfil socioeconômico do universo de pesquisa, foi aplicado um questionário com
questões fechadas e abertas, para entender o ponto de vista dos sujeitos pesquisados
sobre as questões fundamentais deste trabalho. Os resultados demonstraram que poucos
alunos se autodeclararam negros, sendo que a maioria se declarou parda. Quanto aos
alunos pardos, estes afirmaram não terem sofrido nenhum tipo de preconceito, mas
conheciam alguém que havia sofrido. Já no que tange às relações de ensino e
aprendizagem, constatamos que há uma pedagogia que abarca a diversidade, entretanto,
poucos alunos participavam, expressando suas opiniões, das aulas.