O percurso da aprendizagem de uma disciplina vigilante: apontamentos acerca da educação de médiuns espíritas
Abstract
Este trabalho é resultado da investigação do processo de aprendizagem, que envolve o tornar-se um
médium no contexto do espiritismo. Para isso adotou-se a noção de aprendizagem que segue os
estudos propostos por Jean Lave e Etienne Wenger (1991) e Tim Ingold (2010). A partir destas duas
abordagens, propõe-se investigar um problema de pesquisa: “de que forma acontece a aprendizagem
de um médium no contexto do espiritismo”. Sendo assim, esta investigação apoiou-se na etnografia
como perspectiva metodológica, e a participação observante como técnica de coleta e análise de
dados, e como fonte de dados um grupo espírita da cidade de Santa Maria, RS. Dentre os principais
resultados ressalta-se a existência de uma comunidade de prática que fortalece a aprendizagem
cultural, bem como uma educação da atenção voltada à disciplina e vigilância mediante a interação
com o visível e o invisível, baseada numa aprendizagem de doação.