dc.contributor.advisor | Nunes, Lúcia de Fátima Royes | |
dc.creator | Oliveira, Flávia Roberta Weiss de | |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T20:47:49Z | |
dc.date.available | 2022-10-14T20:47:49Z | |
dc.date.issued | 2021-02-05 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, F. R. W. A infância e a docência: os caminhos que permeiam a educação infantil. 2021. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021 | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26487 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Pedagogia Noturno, RS, 2020. | por |
dc.description.abstract | This research brings the considerations that I believe to be essential in an educational professional. I bring my memories of childhood and adolescence, until I joined UFSM and so I make a connection for all the research, ranging from children and childhood, to adulthood with the choice of the Pedagogy Course. My goals were to explore and observe the challenges and advances in Early Childhood Education,
reflect on educational proposals and provide a reflection on the different educational contexts with an emphasis on early childhood education. I bring memories of the course, laws that support our children and thus guarantee a better world for them and an education that is satisfactory. This research started in the first half of 2020, however, at the end of March we entered a world-wide pandemic. Believing that it was the moments of this year that guided me in the research, I briefly address a report by a teacher about remote teaching and her demands. The methodology of
this research was of a qualitative nature, where five research subjects were interviewed, online, through the Google Meet platform. As a final result of the research, the interviews enabled me to tue reflections on Early Childhood Education, how far we have progressed and that we still have a long way to go alongside our little ones | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Direitos | por |
dc.title | A infância e a docência: os caminhos que permeiam a educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno. | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa traz as considerações que eu acredito ser essencial em um profissional da área Educacional. Trago minhas memórias de infância e adolescência, até o meu ingresso na UFSM e assim faço uma ligação por toda pesquisa, que vai desde a criança e a infância, até a vida adulta com a escolha pelo Curso de Pedagogia. Meus objetivos eram explorar e observar os desafios e os avanços sobre a Educação Infantil, refletir sobre as propostas educativas e proporcionar uma reflexão sobre os diversos contextos educativos com ênfase na educação infantil. Trago memórias do curso, leis que amparam nossas crianças e assim garantem um mundo melhor para elas e uma educação que seja satisfatória. Esta pesquisa iniciou-se no primeiro semestre de 2020, entretanto, ao final do mês de março adentramos em uma pandemia de escala mundial. Acreditando que foram os momentos desse ano que me guiaram na pesquisa, abordo brevemente um relato de uma professora sobre o ensino remoto e suas demandas. A metodologia desta pesquisa foi de cunho qualitativo, onde foram entrevistadas cinco sujeitos de pesquisa, pelo modo online, através da plataforma Google Meet. Como resultado final da pesquisa as entrevistas me possibilitaram ter reflexões sobre a Educação Infantil, o quanto avançamos e que ainda temos uma longa caminhada para percorrer ao lado de nossos pequenos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |