A infância e a docência: os caminhos que permeiam a educação infantil
Abstract
Esta pesquisa traz as considerações que eu acredito ser essencial em um profissional da área Educacional. Trago minhas memórias de infância e adolescência, até o meu ingresso na UFSM e assim faço uma ligação por toda pesquisa, que vai desde a criança e a infância, até a vida adulta com a escolha pelo Curso de Pedagogia. Meus objetivos eram explorar e observar os desafios e os avanços sobre a Educação Infantil, refletir sobre as propostas educativas e proporcionar uma reflexão sobre os diversos contextos educativos com ênfase na educação infantil. Trago memórias do curso, leis que amparam nossas crianças e assim garantem um mundo melhor para elas e uma educação que seja satisfatória. Esta pesquisa iniciou-se no primeiro semestre de 2020, entretanto, ao final do mês de março adentramos em uma pandemia de escala mundial. Acreditando que foram os momentos desse ano que me guiaram na pesquisa, abordo brevemente um relato de uma professora sobre o ensino remoto e suas demandas. A metodologia desta pesquisa foi de cunho qualitativo, onde foram entrevistadas cinco sujeitos de pesquisa, pelo modo online, através da plataforma Google Meet. Como resultado final da pesquisa as entrevistas me possibilitaram ter reflexões sobre a Educação Infantil, o quanto avançamos e que ainda temos uma longa caminhada para percorrer ao lado de nossos pequenos.