De aluna à professora: histórias,conquistas e aprendizados.
Resumen
Este estudo busca compreender as memórias presentes na infância e sua
importância na formação do Curso de Licenciatura em Pedagogia; discutir o
referencial teórico sobre a importância da autobiografia na formação de
professores; entender como as memórias vividas se revelam na formação
docente e no trabalho pedagógico da formação. Utilizaram-se como referências
teóricas Josso (2002; 2010), Nóvoa (2010), Freire (1996),entre outros. Optou-se
pela metodologia qualitativa de cunho autobiográfico, pois auxilia a dissertar sobre
o processo de resgatar as memórias da minha história de vida, relembrando
conquistas, compreendendo quem sou e qual a minha história e experiências de
vida. Buscar uma aproximação sobre as memórias através da narrativa
autobiográfica, destacando momentos importantes da minha vida, possibilita-me,
também, refletir sobre quem sou e quero ser na área da educação, assumindo
uma postura profissional reflexiva. Afirmo que uma relação afetuosa sempre
possibilitará a criação de vínculos, relação e confiança, acolhimento com as
crianças nas suas singularidades.Pois ter afeto com os alunos é importante aliado
no ensino aprendizagem, com diálogo nos aproximamos do cotidiano dos
mesmos. A escola vai além de conteúdos, é lugar de amizades, construção de
vínculos, sendo essenciais no desenvolvimento humano e que repensar a prática
pedagógica é algo necessário para melhoramento do trabalho pedagógico.