A coordenação pedagógica no processo mediador da educação infantil e anos iniciais.
Resumen
Este trabalho tem como tema principal, a atuação da gestão escolar, na pessoa do coordenador(a) pedagógico(a). Este trabalho tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Qual a importância do coordenador(a) pedagógico(a) nos processos de educação infantil e de anos iniciais e a importância da sua atuação na escola básica? Apresenta como objetivo geral, analisar a importância da atuação do coordenador(a) pedagógico(a) dentro das instituições de ensino, e o seu papel nos processos que desenvolve. E como objetivos específicos, trazer os aspectos legais referentes a atuação do coordenador(a) pedagógico(a), a sua atuação nas instituições de educação infantil e anos iniciais. Este estudo tem como base metodológica a pesquisa qualitativa, que tem como finalidade levantar dados sobre a atuação do coordenador pedagógico para definir a importância que este profissional exerce em seu local de trabalho, e um estudo descritivo baseado em meus relatos de experiência e de vivência profissional no período de estágio extracurricular, no setor de coordenação pedagógica, em uma instituição de ensino particular de Santa Maria, no período de 13 de fevereiro de dois mil e dezenove, a 07 de fevereiro de dois mil e vinte. Com este trabalho, concluo que o coordenador(a) pedagógico(a) é um profissional dinâmico e sensível, que busca sempre proporcionar trocas de saberes e de experiências, dividindo conhecimentos, sempre em prol de ofertar a melhor educação