Controle adaptativo aplicado ao acionamento de um acelerador eletrônico automotivo
Abstract
Atualmente, há uma grande preocupação a cerca da emissão de gases poluentes devido à exploração de recursos energéticos. O setor de transportes é o setor que mais consumiu energia no Brasil no ano de 2019 e, por conseguinte, esse setor foi responsável por gerar a maior parte das emissões de CO2. Diante disso, há uma grande demanda por testes e otimizações em motores de combustão interna, esses testes são realizados tanto em modelos computacionais como também em células dinamométricas. Na UFSM, localiza-se o Grupo de Pesquisa em Motores, Combustíveis e Emissões (GPMOT), o qual possui uma célula de testes equipada com o conjunto motor dinamômetro. Esse motor de combustão interna possui um controle de carga manual, feito através de uma alavanca, com isso propõe-se o desenvolvimento de um sistema de controle da válvula borboleta eletrônica para automatizar os testes realizados na célula. Para tal, pretende-se desenvolver um dispositivo eletrônico que controle a posição da válvula, modelar matematicamente a planta a ser controlada e desenvolver uma técnica de controle adaptativa para implementar no controlador eletrônico.
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