Abordagem Intercultural Significativa: uma experiência didática envolvendo narrativas
Resumo
Esta monografia de graduação busca discorrer sobre uma experiência didática que envolveu narrativas, por meio de uma abordagem intercultural durante as aulas como professora estagiária da disciplina de Espanhol, ministrada aos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio Coronel Pilar, na cidade de Santa Maria, RS. Este trabalho prende-se ao fato de que o ensino de língua e cultura são indissociáveis e estão atrelados ao ensino de língua na escola. A interculturalidade, alicerçada pelo ensino de língua e cultura viabiliza a integração de habilidades através de novas estratégias no ensino de línguas. A metodologia desta pesquisa foi de cunho qualitativo, por envolver uma abordagem que interpretou a experiência didática e cunho etnográfico, pois buscou compreender os significados atribuídos pelos próprios sujeitos ao seu contexto, a sua cultura. Os resultados obtidos demonstraram que, por meio da abordagem intercultural, a experiência didática que envolveu as narrativas permitiu que os alunos estabelecessem relações interculturais, principalmente ao estabelecer relações de semelhança e diferença da sua cultura para a cultura do outro, bem como, por vezes, passou a surgir um sentimento de negatividade diante das coisas diferentes que existiam apenas na cultura do outro. Ainda, foi possível perceber, como maior movimento de relações interculturais, estabelecidas pelos sujeitos, o surgimento de um sentimento de empatia pela cultura do outro, promovendo um ensino crítico e significativo em Língua Espanhola, como língua estrangeira, na Educação Básica.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: