Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSturza, Eliana Rosa
dc.creatorSchlemmer, Neosane
dc.date.accessioned2022-10-19T17:43:51Z
dc.date.available2022-10-19T17:43:51Z
dc.date.issued2019-07-17
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationSCHLEMMER, N. Abordagem Intercultural Significativa: uma experiência didática envolvendo narrativas. 2019. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras – Licenciatura em Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26583
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Letras/Licenciatura em Espanhol, RS, 2019por
dc.description.abstractEsa monografía de graduación busca discurrir acerca de una experiencia didáctica que envolvió narrativas, por medio de un abordaje intercultural durante las clases como profesora pasante de la diciplina de Español, ministrada a los alumnos del 9° grado de la Enseñanza Fundamental del Colégio Coronel Pilar, en la ciudad de Santa Maria, RS. Este trabajo se refiere al hecho de que la enseñanza de lengua y cultura son indisociables y están relacionadas a la enseñanza de lengua en la escuela. La interculturalidad, apoyada por la enseñanza de lengua y cultura permite la integración de habilidades a través de nuevas estrategias en la enseñanza de lenguas. La metodología de esa investigación fue de carácter cualitativo, por involucrar un abordaje que interpretó la experiencia didáctica y de carácter etnográfico, pues buscó comprender los significados asignados por los propios sujetos a su contexto, a su cultura. Los resultados obtenidos demostraron que, por medio del abordaje intercultural, la experiencia didáctica que envolvió las narrativas permitió que los alumnos instituyesen relaciones interculturales, principalmente al establecer relaciones de semejanza y diferencias de su cultura hacia la cultura del otro, así que, por veces, pasó a surgir un sentimiento de negatividad delante de las cosas distintas que estaban presentes apenas en la cultura del otro. Aún, fue posible percibir, como mayor movimiento de relaciones interculturales, establecidas por los sujetos, el surgimiento de un sentimiento de empatía por la cultura del otro, promoviendo una enseñanza crítica y significativa en Lengua Española, como lengua extranjera, en la Educación Básica.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCulturapor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subjectEnsino de Língua Estrangeirapor
dc.subjectInterculturalidadspa
dc.subjectEnseñanza de Lengua Extranjeraspa
dc.titleAbordagem Intercultural Significativa: uma experiência didática envolvendo narrativaspor
dc.title.alternativeEnfoque Intercultural Significativo: una experiencia didáctica envolvendo narrativasspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLetras – Lic. – Hab. Espanhol e Literaturas em Língua Espanholapor
dc.description.resumoEsta monografia de graduação busca discorrer sobre uma experiência didática que envolveu narrativas, por meio de uma abordagem intercultural durante as aulas como professora estagiária da disciplina de Espanhol, ministrada aos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio Coronel Pilar, na cidade de Santa Maria, RS. Este trabalho prende-se ao fato de que o ensino de língua e cultura são indissociáveis e estão atrelados ao ensino de língua na escola. A interculturalidade, alicerçada pelo ensino de língua e cultura viabiliza a integração de habilidades através de novas estratégias no ensino de línguas. A metodologia desta pesquisa foi de cunho qualitativo, por envolver uma abordagem que interpretou a experiência didática e cunho etnográfico, pois buscou compreender os significados atribuídos pelos próprios sujeitos ao seu contexto, a sua cultura. Os resultados obtidos demonstraram que, por meio da abordagem intercultural, a experiência didática que envolveu as narrativas permitiu que os alunos estabelecessem relações interculturais, principalmente ao estabelecer relações de semelhança e diferença da sua cultura para a cultura do outro, bem como, por vezes, passou a surgir um sentimento de negatividade diante das coisas diferentes que existiam apenas na cultura do outro. Ainda, foi possível perceber, como maior movimento de relações interculturais, estabelecidas pelos sujeitos, o surgimento de um sentimento de empatia pela cultura do outro, promovendo um ensino crítico e significativo em Língua Espanhola, como língua estrangeira, na Educação Básica.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Acesso Aberto
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.