Implementação dos temas contemporâneos transversais: percepções de professores municipais
Abstract
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) especifica as competências e habilidades a serem desenvolvidas nos estudantes das escolas brasileiras ao longo da educação básica e os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) a serem inseridos nas práticas pedagógicas, de forma a prepará-los para o exercício da cidadania e atuação na sociedade. Nessa perspectiva, este estudo tem por objetivo averiguar a percepção de professores municipais quanto aos desafios e dificuldades na implementação da BNCC e dos TCTs. Para isso, aplicou-se um questionário a professores de alguns municípios do estado do Rio Grande do Sul, composto por questões de identificação do perfil dos respondentes e que reconhecem a percepção docente acerca da implementação. Utilizou-se como técnica, a análise descritiva dos dados. A maioria dos entrevistados considera benéficas para a educação as alterações acarretadas pela BNCC, porém há dificuldades para efetuá-las em sala de aula. Os TCTs estão sendo trabalhados nas aulas, apesar de grande parte dos professores não terem recebido treinamento sobre o tema. É fundamental a promoção de políticas públicas pelos sistemas municipais de ensino, de modo a suprir as dificuldades evidenciadas e cumprir efetivamente o que dispõe a legislação.
Collections
The following license files are associated with this item: