dc.contributor.advisor | Campanella, Lana D'Avila | |
dc.creator | Volkweis, Milena Berté | |
dc.date.accessioned | 2022-10-24T14:53:55Z | |
dc.date.available | 2022-10-24T14:53:55Z | |
dc.date.issued | 2022-08-08 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.citation | VOLKWEIS, Milena Berté, 2022. XX p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação
em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen,
RS, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26643 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria,
Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | This research addresses the perception of Public Relations professionals
regarding the theme of Marketing Experiences in Events. For its development, a
qualitative approach by exploratory study was proposed. It is relevant to analyze the
perspective of the professionals working in this exploratory research, since it makes it
possible to better understand the current perception of the market in the face of new
trends and adaptations of possible practices. Understanding the views and opinions of
professionals in relation to the use of Experience Marketing in Events can contribute to
the dissemination of new instruments related to the field of Public Relations.
Furthermore, from this perspective, further reflections on the use of experience as a
strategic instrument and its transformative role are promoted. It was understood that,
within the scenario of Public Relations activities, the planning of the experience can be
beneficial for the relationships between publics and organizations. In this way, the
guiding principle of the work has as its basic scope, to verify the perception of Public
Relations professionals about the influence of the use of Experience Marketing in
Events. For its development to occur, the specific objectives are listed by: a)
Understanding the emergence of Experience Marketing and how its practice is linked to
the area of events; b) Identify the strategic aspects of Experience Marketing in Events
for the Public Relations activity; c) Carry out an analysis of what are the perceptions of
Public Relations professionals regarding the Marketing of Experiences in Events
through selected instruments, which are a questionnaire and structured interviews. To
conceive the understanding of Marketing Experiences in Events by the working
professionals, three different actions were carried out for the methodological course.
The first moment of the work consists of the bibliographic research and the
understanding of the use of experience and Experiential Marketing (SCHMITT, 2001),
in the second moment, the application of a questionnaire headed to different
professionals and finally, the third action was to capture of structured interviews with
public relations who work in the events market. It was concluded that the theme is still
recent and presents a new promising perspective for the area of events. Therefore, the
Marketing of Experiences in Events is shown to be a subject that is still little discussed
and that can be of great importance for the area. In addition, it was stipulated how the
construction of new materials, courses and optional disciplines that address the
importance of experience and its planning in events may be necessary. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Marketing de Experiência | por |
dc.subject | Eventos | por |
dc.subject | Relações Públicas | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.title | Marketing de experiência em eventos: uma perspectiva da ação dos profissionais de relações públicas atuantes no Mercado. | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Frederico Westphalen, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Relações Públicas | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa aborda a percepção dos profissionais de Relações Públicas
quanto a temática do Marketing de Experiências em Eventos. Para seu desenvolvimento, foi
proposta uma abordagem qualitativa por estudo exploratório. É relevante, analisar a
perspectiva dos profissionais atuantes nesta pesquisa exploratória, uma vez que viabiliza
conhecer a percepção atual do mercado frente a novas tendências e adaptações de possíveis
práticas. Compreender as visões e opiniões dos profissionais em relação ao uso do
Marketing de Experiências em Eventos pode contribuir para a difusão de novos
instrumentos relacionados ao campo das Relações Públicas. Ademais, promove-se, nessa
perspectiva, mais reflexões acerca do uso da experiência como instrumento estratégico e do
seu papel transformador. Entendeu-se que, dentro do cenário das atividades de Relações
Públicas, o planejamento da experiência pode ser benéfico para os relacionamentos entre
públicos e organizações. Dessa forma, o princípio norteador do trabalho tem como escopo
basilar, verificar a percepção dos profissionais de Relações Públicas sobre a influência da
utilização do Marketing de Experiência em Eventos. Para que ocorresse o seu
desenvolvimento, os objetivos específicos são elencados por: a) Compreender do
surgimento do Marketing de Experiência e como a sua prática está vinculada à área de
eventos; b) Identificar dos aspectos estratégicos do Marketing de Experiência em Eventos
para a atividade de Relações Públicas; c) Realizar a análise de quais são as percepções dos
profissionais de Relações Públicas frente ao Marketing de Experiências em Eventos por
meio de instrumentos selecionados, sendo esses um questionário e entrevistas estruturadas.
Para conceber a compreensão do Marketing de Experiências em Eventos pelos profissionais
atuantes, foram efetuados para o percurso metodológico três diferentes ações. O primeiro
momento do trabalho consiste na pesquisa bibliográfica e na compreensão do uso da
experiência e do Marketing Experiencial (SCHMITT, 2001), já no segundo momento
ocorreu a aplicação de um questionário encabeçado a diferentes profissionais e por fim, a
terceira ação foi a da captação de entrevistas estruturadas com relações-públicas que atuam
no mercado de eventos. Concluiu-se que, o tema ainda é recente e apresenta uma nova ótica
promissora para área dos eventos. Por isso, o Marketing de Experiências em Eventos
mostra-se sendo um assunto ainda pouco abordado e que pode ser de grande importância
para a área. Além disso, estipulou-se como podem ser necessários a construção de novos
materiais, cursos e disciplinas optativas que abordem a importância da experiência e seu
planejamento em eventos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Frederico Westphalen | por |