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dc.contributor.advisorCampanella, Lana D'Avila
dc.creatorVolkweis, Milena Berté
dc.date.accessioned2022-10-24T14:53:55Z
dc.date.available2022-10-24T14:53:55Z
dc.date.issued2022-08-08
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationVOLKWEIS, Milena Berté, 2022. XX p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26643
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2022.por
dc.description.abstractThis research addresses the perception of Public Relations professionals regarding the theme of Marketing Experiences in Events. For its development, a qualitative approach by exploratory study was proposed. It is relevant to analyze the perspective of the professionals working in this exploratory research, since it makes it possible to better understand the current perception of the market in the face of new trends and adaptations of possible practices. Understanding the views and opinions of professionals in relation to the use of Experience Marketing in Events can contribute to the dissemination of new instruments related to the field of Public Relations. Furthermore, from this perspective, further reflections on the use of experience as a strategic instrument and its transformative role are promoted. It was understood that, within the scenario of Public Relations activities, the planning of the experience can be beneficial for the relationships between publics and organizations. In this way, the guiding principle of the work has as its basic scope, to verify the perception of Public Relations professionals about the influence of the use of Experience Marketing in Events. For its development to occur, the specific objectives are listed by: a) Understanding the emergence of Experience Marketing and how its practice is linked to the area of events; b) Identify the strategic aspects of Experience Marketing in Events for the Public Relations activity; c) Carry out an analysis of what are the perceptions of Public Relations professionals regarding the Marketing of Experiences in Events through selected instruments, which are a questionnaire and structured interviews. To conceive the understanding of Marketing Experiences in Events by the working professionals, three different actions were carried out for the methodological course. The first moment of the work consists of the bibliographic research and the understanding of the use of experience and Experiential Marketing (SCHMITT, 2001), in the second moment, the application of a questionnaire headed to different professionals and finally, the third action was to capture of structured interviews with public relations who work in the events market. It was concluded that the theme is still recent and presents a new promising perspective for the area of events. Therefore, the Marketing of Experiences in Events is shown to be a subject that is still little discussed and that can be of great importance for the area. In addition, it was stipulated how the construction of new materials, courses and optional disciplines that address the importance of experience and its planning in events may be necessary.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMarketing de Experiênciapor
dc.subjectEventospor
dc.subjectRelações Públicaspor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.titleMarketing de experiência em eventos: uma perspectiva da ação dos profissionais de relações públicas atuantes no Mercado.por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationRelações Públicaspor
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda a percepção dos profissionais de Relações Públicas quanto a temática do Marketing de Experiências em Eventos. Para seu desenvolvimento, foi proposta uma abordagem qualitativa por estudo exploratório. É relevante, analisar a perspectiva dos profissionais atuantes nesta pesquisa exploratória, uma vez que viabiliza conhecer a percepção atual do mercado frente a novas tendências e adaptações de possíveis práticas. Compreender as visões e opiniões dos profissionais em relação ao uso do Marketing de Experiências em Eventos pode contribuir para a difusão de novos instrumentos relacionados ao campo das Relações Públicas. Ademais, promove-se, nessa perspectiva, mais reflexões acerca do uso da experiência como instrumento estratégico e do seu papel transformador. Entendeu-se que, dentro do cenário das atividades de Relações Públicas, o planejamento da experiência pode ser benéfico para os relacionamentos entre públicos e organizações. Dessa forma, o princípio norteador do trabalho tem como escopo basilar, verificar a percepção dos profissionais de Relações Públicas sobre a influência da utilização do Marketing de Experiência em Eventos. Para que ocorresse o seu desenvolvimento, os objetivos específicos são elencados por: a) Compreender do surgimento do Marketing de Experiência e como a sua prática está vinculada à área de eventos; b) Identificar dos aspectos estratégicos do Marketing de Experiência em Eventos para a atividade de Relações Públicas; c) Realizar a análise de quais são as percepções dos profissionais de Relações Públicas frente ao Marketing de Experiências em Eventos por meio de instrumentos selecionados, sendo esses um questionário e entrevistas estruturadas. Para conceber a compreensão do Marketing de Experiências em Eventos pelos profissionais atuantes, foram efetuados para o percurso metodológico três diferentes ações. O primeiro momento do trabalho consiste na pesquisa bibliográfica e na compreensão do uso da experiência e do Marketing Experiencial (SCHMITT, 2001), já no segundo momento ocorreu a aplicação de um questionário encabeçado a diferentes profissionais e por fim, a terceira ação foi a da captação de entrevistas estruturadas com relações-públicas que atuam no mercado de eventos. Concluiu-se que, o tema ainda é recente e apresenta uma nova ótica promissora para área dos eventos. Por isso, o Marketing de Experiências em Eventos mostra-se sendo um assunto ainda pouco abordado e que pode ser de grande importância para a área. Além disso, estipulou-se como podem ser necessários a construção de novos materiais, cursos e disciplinas optativas que abordem a importância da experiência e seu planejamento em eventos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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