Marketing de experiência em eventos: uma perspectiva da ação dos profissionais de relações públicas atuantes no Mercado.
Resumen
A presente pesquisa aborda a percepção dos profissionais de Relações Públicas
quanto a temática do Marketing de Experiências em Eventos. Para seu desenvolvimento, foi
proposta uma abordagem qualitativa por estudo exploratório. É relevante, analisar a
perspectiva dos profissionais atuantes nesta pesquisa exploratória, uma vez que viabiliza
conhecer a percepção atual do mercado frente a novas tendências e adaptações de possíveis
práticas. Compreender as visões e opiniões dos profissionais em relação ao uso do
Marketing de Experiências em Eventos pode contribuir para a difusão de novos
instrumentos relacionados ao campo das Relações Públicas. Ademais, promove-se, nessa
perspectiva, mais reflexões acerca do uso da experiência como instrumento estratégico e do
seu papel transformador. Entendeu-se que, dentro do cenário das atividades de Relações
Públicas, o planejamento da experiência pode ser benéfico para os relacionamentos entre
públicos e organizações. Dessa forma, o princípio norteador do trabalho tem como escopo
basilar, verificar a percepção dos profissionais de Relações Públicas sobre a influência da
utilização do Marketing de Experiência em Eventos. Para que ocorresse o seu
desenvolvimento, os objetivos específicos são elencados por: a) Compreender do
surgimento do Marketing de Experiência e como a sua prática está vinculada à área de
eventos; b) Identificar dos aspectos estratégicos do Marketing de Experiência em Eventos
para a atividade de Relações Públicas; c) Realizar a análise de quais são as percepções dos
profissionais de Relações Públicas frente ao Marketing de Experiências em Eventos por
meio de instrumentos selecionados, sendo esses um questionário e entrevistas estruturadas.
Para conceber a compreensão do Marketing de Experiências em Eventos pelos profissionais
atuantes, foram efetuados para o percurso metodológico três diferentes ações. O primeiro
momento do trabalho consiste na pesquisa bibliográfica e na compreensão do uso da
experiência e do Marketing Experiencial (SCHMITT, 2001), já no segundo momento
ocorreu a aplicação de um questionário encabeçado a diferentes profissionais e por fim, a
terceira ação foi a da captação de entrevistas estruturadas com relações-públicas que atuam
no mercado de eventos. Concluiu-se que, o tema ainda é recente e apresenta uma nova ótica
promissora para área dos eventos. Por isso, o Marketing de Experiências em Eventos
mostra-se sendo um assunto ainda pouco abordado e que pode ser de grande importância
para a área. Além disso, estipulou-se como podem ser necessários a construção de novos
materiais, cursos e disciplinas optativas que abordem a importância da experiência e seu
planejamento em eventos.
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