A responsabilidade socioambiental como estratégia de comunicação: uma análise do canal da Vale no Youtube
Resumo
Esta pesquisa busca compreender a responsabilidade socioambiental como estratégia de comunicação no contexto organizacional da Vale S/A, no sentido de entender a comunicação da mineradora em seu canal no Youtube, considerando o rompimento da barragem de mineração em Brumadinho - Minas Gerais, em 2019. Para isso, foram estudadas teorias acerca da responsabilidade socioambiental, estratégias de comunicação e atuação dos profissionais de Relações Públicas, de forma a traçar um paralelo entre os conceitos e mostrar sua interdependência. Além disso, buscou-se entender a atividade de mineração e a responsabilidade socioambiental de organizações desse ramo. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com abordagem multimetodológica. Nesse sentido, foram utilizados os seguintes procedimentos para a coleta e análise dos dados: pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Assim, a partir do diálogo com os autores referência da pesquisa e das análises realizadas, é evidente o uso da responsabilidade socioambiental como uma estratégia de comunicação no canal do Youtube da Vale, especialmente no que tange aos impactos sociais, ambientais e econômicos do rompimento da barragem. Desta forma, as estratégias de comunicação identificadas são, em geral, utilizadas com o intuito de melhorar a imagem e a reputação da mineradora diante da tragédia. Sendo assim, anseia-se pela contribuição desta pesquisa na área da Comunicação e especialmente no entendimento da responsabilidade socioambiental para além de discursos, mas como uma prática relevante e prioritária no contexto das organizações (principalmente organizações que atuam no setor extrativista, como a Vale), considerando que pessoas e profissionais devem sempre e cada vez mais se preocuparem com o mundo que deixarão para as próximas gerações.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: