Espaço escolar na contradição: educação e violência – experiências de professores no contexto da educação básica
Fecha
2022-07-07Primeiro membro da banca
Müller, Rudinei
Segundo membro da banca
Henz, Celso Ilgo
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A presente Dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós- Graduação em Educação, a
―Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional‖, da ―Universidade
Federal de Santa Maria‖ (PPGE/UFSM). O texto apresenta embasamento teóricometodológico e aborda como título o ―Espaço escolar na contradição: educação e violência –
experiências de professores no contexto da educação básica‖. O objetivo do trabalho é
identificar e compreender situações experienciadas por professores, quanto aos reflexos e
impactos do fenômeno da violência no seu cotidiano, as formas de agir e de reagir dos
docentes diante de situações que podem ser consideradas de violência, bem como se objetiva
apontar os resultados que estão ocorrendo na vida dos profissionais da educação e as formas
de enfrentamento dessas situações na instituição escolar, especialmente quanto às situações de
hostilidade física e verbal, de discriminação, e o medo, a angústia, o cansaço, a irritabilidade,
a drogadição, o adoecimento físico e emocional, como possíveis efeitos do fenômeno da
violência nos ambientes internos e externos das escolas. Esse estudo é importante no sentido
de ajudar a entender porque muitos docentes adoecem no ambiente de trabalho, conforme
evidenciado pela Saúde Pública, bem como para indicar possibilidades pedagógicas de lidar
com esse problema nas relações concretas do dia-a-dia da educação escolar. A dissertação
contempla o embasamento teórico, mediante a pesquisa bibliográfica, para, em seguida,
apresentar a pesquisa empírica e de interpretação das informações trazidas pelos docentes
interlocutores, seja através de conversação ou de questionários, devido à situação de
pandemia. Embora seja utilizada a metodologia que Gibbs (2009) e Stake (2011) denominam
de análise qualitativa, no caso da presente pesquisa é mais apropriado falar de procedimento
hermenêutico, tendo como horizonte prévio de compreensão a ―Cultura da Paz‖, que estará
presente em todo o processo, desde a realização de entrevistas narrativas, na
interpretação/compreensão das falas de docentes, até a elaboração da redação final.
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