A interação entre educação em saúde e saberes populares: um estudo sobre o VER-SUS Santa Maria
Resumen
Este trabalho é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado como
requisito para a graduação no curso de Serviço Social da Universidade Federal de
Santa Maria. Apresenta-se quanto temática a educação em saúde com
desdobramentos teóricos sobre os modelos de processo saúde-doença,
reconhecendo-se como significativo o modelo de Determinantes Sociais de Saúde
(DSS). Além disso, percorre-se a trajetória teórica sobre o Sistema Único de Saúde
(SUS) e o processo de municipalização da saúde para a aproximação entre os
serviços e ações de saúde às realidades locais dos territórios. Segue-se, como
referencial teórico, a educação permanente em saúde com enfoque no projeto
Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS), que justifica a realização de
uma pesquisa documental a partir de relatórios pessoais deste projeto feitos pela
autora deste trabalho em 2018 e 2019, período em esta participou nas modalidades
de vivente e facilitadora, respectivamente. Neste sentido, a pesquisa teve como
objetivo identificar e analisar os elementos que constituem a educação popular na
educação em saúde a partir das experiências no VER-SUS Santa Maria/ RS. Além
disso, a pesquisa acumulou enquanto procedimentos metodológicos a técnica de
análise de conteúdo com aprofundamento na análise temática. Neste sentido, obtém se como resultados a categorização da experiência em três categorias temáticas:
“Mobilização”, “Diálogos” e “Construção e Movimento”, representando o processo de
construção do conhecimento a partir da percepção de saberes populares. Por fim,
ressalta-se esta perspectiva de educação em saúde na formação em saúde no
Serviço Social, cujo Projeto ético-político está integrado ao movimento da
democratização da saúde.
Colecciones
- TCC Serviço Social [193]
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