Aprendizagem com qualidade no mundo do trabalho: reflexões e possibilidades
Fecha
2003-11-24Primeiro membro da banca
Oliveira, João Hélvio Righi de
Segundo membro da banca
Ruppenthal, Janis Elisa
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Inseridas numa sociedade em que as relações produtivas cada vez mais se
caracterizam pela competitividade, para garantir um lugar no ranking do comércio
global, as organizações sentem-se desafiadas a investir na inovação e incorporação
de tecnologias e Recursos Humanos para a melhoria contínua da qualidade de seus
produtos (bens e serviços). Em resposta às transformações tecnológicas, culturais e
econômicas, vários países tentam desenvolver Programas de Qualidade Total (PQT)
que derivam dos princípios do chamado modelo japonês. Visando êxitos
mercadológicos locais, regionais, nacionais e/ou mundial, as organizações buscam
melhorar suas condições de competição através de certificações de qualidade, que
na atualidade são regidas e padronizadas pela série de Normas ISO 9000. Cabe
alertar que a certificação é necessária, mas não o suficiente para garantir a
qualidade. Ademais, as organizações são mais que lugares e espaços de produtos;
nelas vivem e trabalham seres humanos, cuja qualidade produtiva tem a ver com a
qualidade nas outras dimensões e aspectos da sua vida. A presente pesquisa
pretende contribuir com uma reflexão e perspectiva pedagógicas para os programas
de capacitação, a fim de que mais do que "treinamentos" (ISO 9000:1994) sejam
oportunidades de "aprendizagem" (ISO 9000:2000). Acreditamos ser possível tornar
os programas de qualidade ainda mais pedagógicos e humanizadores.
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