Percepção dos atores envolvidos no Projeto Garabi-Itá sob o olhar da educação ambiental
Resumen
O objetivo desta pesquisa é investigar, sob o olhar da educação ambiental, a percepção dos atores envolvidos no Projeto Garabi-Itá sobre o mesmo e sobre a participação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor, além de verificar os resultados da recomposição da mata ciliar do arroio do Moinho. Foi efetuada uma pesquisa de campo com observação das áreas de plantio de árvores, realizada uma visita e aplicado um questionário aos proprietários, professores e ex-monitores. O Projeto Garabi-Itá, nas propriedades em que a Escola auxiliou no plantio, foi considerado positivo por todos os atores envolvidos na pesquisa. Entre os fatores mais perceptíveis pelos proprietários, estão a menor erosão do solo, maior presença de pássaros, insetos, répteis e pequenos mamíferos. Todos consideraram satisfatória a participação dos monitores e destacaram a importância do papel da escola como motivadora na implantação de projetos na comunidade. É relevante o fato de muitos ex-monitores terem sido motivados a participar do Projeto por colegas, o que mostra a importância da formação de líderes dentro da Escola, como motivadores de ações de educação ambiental. Ficou evidente a compreensão de que deve haver um envolvimento coletivo para a resolução dos problemas do arroio do Moinho, em relação à melhora da qualidade da água e à restauração da mata ciliar. A pesquisa também mostrou que é necessário algum estímulo para a participação em projetos ambientais, pois 50% dos produtores, 75% dos professores e 60% dos ex-monitores participariam de forma espontânea, e o restante somente se fosse convidado, ou obrigado.
Colecciones
- Educação Ambiental - EaD [323]