Competências e engajamento no trabalho docente para a inovação da educação superior
View/ Open
Date
2022-08-24Primeiro membro da banca
Santos, Joana Vieira dos
Segundo membro da banca
Bogas, Sónia Marisa Pedroso Gonçalves
Terceiro membro da banca
Ferreira, Jesuina Maria Pereira
Quarto membro da banca
Lunardi, Elisiane Machado
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver e validar uma escala para mensurar
subjetivamente as competências docentes para inovar na educação superior. Nesse sentido,
concebe-se que as competências docentes para inovar são a formação continuada ‒ busca,
atualização e reflexão sobre a prática docente; a criatividade ‒ criação, proposição,
desenvolvimento e assunção dos riscos de novas ideias com vistas a autonomia e protagonismo
e a; fluência digital ‒ utilização diversa de recursos tecnológicos que se enlaçam com o
planejamento da prática docente para fins de melhorar o aprendizado teórico ou prático. Assim,
a tese traz duas contribuições científicas originais: i) propor e validar uma escala para mensurar
as competências docentes para inovar na educação superior, em um contexto em que não há
instrumentos dessa natureza e ii) associar essas competências com o engajamento no trabalho
docente. Desse modo, com base na fundamentação teórica foi elaborado um conjunto inicial de
itens, o qual passou pela validade de conteúdo, por meio da técnica Delphi e pela validade de
face, com um pré-teste que passou pela análise fatorial exploratória. Na sequência, foi realizado
um survey que obteve uma amostra de 523 respondentes. O conjunto de itens foi validado pela
modelagem de equações estruturais, de modo que a Escala de competências docentes para a
inovação na educação superior (ECD-IES), a qual conta com quatro dimensões, a saber:
formação continuada, criatividade, fluência digital e cientificidade, possui propriedades
psicométricas para mensurar subjetivamente o que se propõe. Ademais, as dimensões da escala
ECD-IES relacionam-se significativamente com as dimensões da Escala de engajamento no
trabalho docente (EED), conforme hipóteses propostas, confirmando a tese de que há
relacionamento entre os fenômenos em questão. Por fim, identificou-se altos níveis de
competências docentes na amostra pesquisada em todas as dimensões. Da mesma forma,
percebem-se altos níveis de engajamento, seja ele cognitivo, emocional, social com colegas ou
social com alunos. Frente ao exposto a pesquisa cumpriu com o objetivo de desenvolver e
validar uma escala, a qual espera-se que possa ser utilizada distanciando-se de diagnósticos
classificatórios, criando tempos e espaços reflexivos sobre a prática docente no magistério
superior com vistas à inovação.
Collections
The following license files are associated with this item: