Educação lúdica: uma mediação ao processo de desenvolvimento infantil
Visualizar/ Abrir
Data
2002-10-09Primeiro membro da banca
Freitas, Soraia Napoleão
Segundo membro da banca
Faria, Nedison
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Educação lúdica: uma mediação ao processo de desenvolvimento
infantil, é um estudo sobre as teorias que atualmente têm desvendado e
identificado as interações do processo educativo como princípio de
mediação entre os sujeitos que se relacionam e trocam experiências, na
infância, dando sentido humano às ações praticadas. A abordagem dos
conceitos sobre brincar, brincadeira e jogo é visualizada como elementos de
essencial fundamento para a organização dos projetos educacionais
voltados à educação infantil. Os resultados obtidos e a aplicação de
instrumentos relativos ao “brincar de...” forneceram conhecimentos
conjugados de habilidades e atitudes de crianças que englobaram seus
saberes nas expressões relacionadas a valores, religiosidade, ética e estética,
hierarquia, poder, sexualidade e preconceito, através das referências e
costumes nos papéis que assumiram durante os encontros realizados. O
sentido humano das ações praticadas foi expresso pelas atitudes
relacionadas ao trabalho, educação, solidariedade, cuidado, medo, proteção,
saúde, alimentação, abrigo, família e confraternização. Todas estas
situações foram gravadas, deixando arquivado um importante documento
sobre o cotidiano da escola infantil.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: