A internet e a competência comunicativa na pós-alfabetização
Fecha
2002-04-29Primeiro membro da banca
Santiago, Anna Rosa Fontella
Segundo membro da banca
Faria, Nedison
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O trabalho investiga o aprimoramento da competência de leitura e
produção textual de crianças de uma 2ª série do ensino fundamental do
Colégio Centenário - Escola de Ensino Fundamental e Médio, situado no
município de Santa Maria, RS, empregando novas tecnologias (Internet).
Durante o 2º semestre de 2000, trabalhou-se com esta turma
desenvolvendo-se atividades e contemplando o desafio da pesquisa:
como utilizar a Internet para o aprimoramento da competência de leitura e
produção textual de crianças em fase de pós-alfabetização na perspectiva
da Pedagogia de Projetos e da Investigação-Ação Educacional? A
concepção metodológica adotada foi a Investigação-Ação Educacional
aliada à Pedagogia de Projetos, para o que constituímos um grupo de
investigadores a fim de planejarmos e refletirmos sobre as ações
desenvolvidas. O caminho percorrido para a elaboração deste trabalho
inspirou-se em leituras sobre as teorias do desenvolvimento piagetiana e
vygotskyana, formação de professores, aquisição da língua materna,
leitura como produção de significados, leitura e escrita como práticas
sociais interligadas e a Internet como mediadora da aquisição e
transmissão de conhecimentos.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: