Escola para adultos uma valorização à vida
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Date
2003-01-18Primeiro membro da banca
Comiotto, Mirian Sirley
Segundo membro da banca
Torronteguy, Teófilo Otone Vasconcelos
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A pesquisa teve como objetivo desvelar o que significa para os alunos freqüentar a Escola Para Adultos e como a Missão da Igreja Metodista está presente neste projeto, tendo a seguinte questão norteadora: Como a Igreja Metodista, através da sua missão, contribui para melhorar a vida das pessoas com idade acima dos 45 anos? Decorrendo dessa questão os seguintes tópicos: Como os alunos souberam do funcionamento da Escola Para Adultos? Por quê passaram a freqüentá-la, quais as modificações ocorridas em suas vidas, após ingressar na Escola e se recomendam para amigos e familiares. Os participantes dessa pesquisa foram escolhidos entre os alunos do Projeto, que estão matriculados na Escola, sendo uma solteira, duas casadas, uma separada e uma viúva. Um professor da Escola Para Adultos, uma funcionária e dois funcionários do Colégio Centenário. Os familiares dos alunos da Escola,foram representados através de uma filha, de uma neta e de um cônjuge. Um Pastor da Igreja Metodista, também participou perfazendo um total de 13 pessoas tendo entre 10 a 74 anos de idade.Cada integrante da população pesquisada foi identificado com nome de pessoas que dedicaram suas vidas para o crescimento e para o desenvolvimento da história do Colégio Centenário. Esta forma de identificação foi uma maneira de homenagear essas vidas edificantes, que com muita dedicação, testemunharam uma grande Fé e, plantaram a semente do amor e da esperança que ainda hoje perduram na instituição. Nesse estudo foram utilizados, juntamente com alguns títulos da pesquisa, algumas terminologias usadas na Liturgia do Culto da Igreja Metodista, tornando-a conhecida, como também compreendendo mais a sua missão. No capítulo da Edificação ou Revisão da Literatura aparece uma retrospectiva histórica da origem do Metodismo, da história do Colégio Centenário e ação de graças ou o envelhecer metodista.O estudo foi embasado na Fenomenologia. O Método foi o Descritivo, a abordagem da pesquisa foi o enfoque Qualitativo, a forma assumida foi o Estudo de Caso Etnográfico. Na coleta de informações foram utilizados entrevistas e diário de campo, e, na interpretação recorreu-se ao processo da Análise de Conteúdo.Neste estudo as informações foram coletadas em contato direto entre o pesquisador e os entrevistados. Nas entrevistas os temas levantados foram: como ficou sabendo sobre o funcionamento da Escola Para Adultos, por que passou a freqüentar a Escola, quais as modificações ocorridas, após freqüentar a Escola e se recomenda para amigos e familiares.No capítulo “A Boa Nova” estão registradas as falas onde os entrevistados manifestam seus pensamentos. Esta pesquisa proporcionou aos participantes uma oportunidade de compartilharem suas tristezas e ansiedades antes de freqüentarem a Escola e a alegria, o próprio resgate da valorização individual e do prazer do convívio em grupo, como alunos da Escola Para Adultos.
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