Planejamento de produto industrial: o papel do marketing na doutrinação da filosofia ambiental.
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Data
2003-11-28Primeiro membro da banca
Medeiros, Ligia Maria Sampaio de
Segundo membro da banca
Bressan, Delmar Antonio
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esse trabalho apresenta propostas para o planejamento de produtos
orientado por uma filosofia empresarial ambientalmente correta. Divide-se em
quatro momentos, iniciando por verificar, no capítulo 1, os diferentes enfoques
dos ciclos; os pioneiros do movimento ecológico; o ciclo histórico da
gestão ambiental da indústria Klabin Celulose Riocell. No Capítulo 2 são
trabalhados os enfoques do produto; a Região do Vale do Taquari; pilhas e
baterias; a classificação dos geradores quanto ao tipo; projeto e desenho
para o meio ambiente e a mercadologia. O relatório da fase de coleta dos
dados é discorrido no Capítulo 3, sobre destinação de resíduos sólidos; incompatibilidade
da Resolução n. 257/99 com a Lei n. 6.938/81 do princípio do
poluidor pagador; o processo de pilhas e baterias do município de Lajeado; o
aterro sanitário de resíduos domésticos e de resíduos industriais para, no
Capítulo 4, contribuir-se para o projeto do produto industrial – área de concentração
da autora – com tecnologia ambientalmente orientada e, ainda,
sugestões para futuras investigações sobre o tema. Nas Considerações Finais
foi feita uma análise geral do tema exposto, como também foram feitas
sugestões para futuras investigações.
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