A sala de aula UFQ: útil, funcional e de qualidade - uma intervenção prática para a melhoria das disciplinas teóricas -
Fecha
2004-01-19Primeiro membro da banca
Santos, Maria Ivone dos
Segundo membro da banca
Gomes, Luiz Antonio Vidal de Negreiros
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Essa dissertação é o resultado de um estudo de caso desenvolvido no
Curso de Desenho e Plástica da UFSM, e propõe uma intervenção prática
em salas de aula para melhoria em disciplinas teóricas. A fase preliminar
do trabalho consiste na listagem e análise da adequação e condições de
uso dos equipamentos e mobiliário das salas de aula. Foram empregados
observação participante e questionários para identificar as necessidades
de estudantes e de professores. Um sumário de restrições e exigências
foi elaborado e uma proposta foi feita levando em consideração as peculiaridades
do curso. A contribuição principal do trabalho é o leiaute para
salas de aula e o desenho de um produto intrinsecamente relacionado ao
Curso de Desenho e Plástica. A motivação por estudar esse tema é a necessidade
de demonstrar que os recursos e o conhecimento disponíveis
no ambiente acadêmico podem e devem ser usados para se fazer as mudanças
desejadas e se resolver vários dos problemas que enfrentamos.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: