Escola e museu: a relação entre educação e patrimônio cultural, em Vila Cruz/RS, geoparque Quarta Colônia
Fecha
2022-08-12Primeiro membro da banca
Baptaglin, Leila Adriana
Segundo membro da banca
Bolzan, Moacir
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
No decorrer da sua história, a humanidade, em sua necessidade e criatividade, construiu
diversos bens, tanto de natureza material, quanto de ordem imaterial. Postergados às próximas
gerações como herança, constituem-se, na contemporaneidade, como referenciais para a
memória e para a identidade dos grupos sociais a que fazem parte. A localidade de Vila Cruz,
município de Nova Palma/RS, é um desses lugares onde copiosos patrimônios culturais, então
advindos do processo da colonização italiana na região conhecida como Quarta-Colônia, ainda
se encontram resguardados em suas edificações, em seus objetos e instrumentos de uso
cotidiano, na sua religiosidade, nos hábitos e costumes dos seus moradores, nos saberes e
fazeres corriqueiros, donde se sobressaem, notadamente, as Casas de Pedra, os Capitéis, a
Capela Santa Cruz, os Casarões e o Filó Cultural. Nesse entremeio, a Escola Estadual de Ensino
Fundamental Pe. João Zanella e o Museu de Vila Cruz têm proporcionado profusas atividades
pedagógicas voltadas a estes numerosos legados, onde a educação patrimonial se configura
como condizente orientação metodológica, justamente por serem os bens patrimoniais o
objetivo de seus estudos e ações. Nesse sentido, objetiva-se demonstrar como a Escola e o
Museu, a partir da relação entre educação e patrimônio cultural, visam o conhecimento, a
preservação e a valorização da história e dos legados então encontrados nesse povoado. Na
firmação desse percurso, fundamenta-se em relevantes referenciais bibliográficos e em outras
consideráveis fontes documentais, como os registros antigos e as fotografias de época, bem
como nas visitações e observações dos diferentes patrimônios in loco. Como resultante desse
esforço, a cartilha Educação Patrimonial: Conhecendo, Preservando e Valorizando os
Patrimônios Culturais de Vila Cruz – Nova Palma/RS apresenta-se como o suporte pedagógico
que propicia variadas possibilidades de ensino e de aprendizagem, uma vez que perpassa, de
forma lúdica e dinâmica, pelos diversos patrimônios culturais de Vila Cruz. Portanto, reitera-se
a importância da educação para a criação e a consequente manutenção de vínculos entre os
educandos e os seus referenciais, tornando, assim, imprescindível o trabalho das instituições
educacional e museal que, em conjunto, reforçam a conscientização dos sujeitos quanto à
firmação da sua memória e da sua identidade. Ao mesmo tempo, o Geoparque Quarta Colônia
– Aspirante Unesco reforça ainda mais intento, visto que, dentre as suas iniciativas, busca um
condizente desenvolvimento regional aliado ao enaltecimento do senso de pertença dos seus
concidadãos quanto às suas origens e lugar. Por fim, é o tracejar por este caminho que permitirá
a formação de sujeitos cada vez mais críticos, criativos e sensíveis quanto à sua própria história,
bem como conscientes quanto à importância dos seus patrimônios culturais.
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