Mostrar registro simples

dc.creatorScapin, Eloi Piovesan
dc.date.accessioned2022-11-08T18:30:37Z
dc.date.available2022-11-08T18:30:37Z
dc.date.issued2022-08-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26803
dc.description.abstractIn the course of its history, the humanity has built several heritage, both material and immaterial. Postponed to the next generations as an inheritance, these heritage constitute memory and identity of the social groups to which they belong. The village termed Vila Cruz, located in the cyty of Nova Palma/RS, is one of those places where copious cultural heritage, from the process of Italian colonization in the region known as Quarta-Colônia, is still protected. These cultural heritage include buildings, objects and instruments of daily use, religiosity, habits and customs, from which the stone houses, Capitals, Santa Cruz Chapel, big houses and Cultural Filo stand out. State Elementary School Pe. João Zanella and the Vila Cruz Museum have provided pedagogical activities aimed at these numerous legacies, where heritage education is configured as a consistent methodological orientation, precisely because heritage assets are the objective of their studies and actions. In this sense, the aim this study is to demonstrate how the School and the Museum, based on the relationship between education and cultural heritage, objetive the knowledge, preservation and appreciation of the history and legacies found in this village. In establishing this path, it is based on relevant bibliographic references and other considerable documentary sources, such as old records and period photographs, as well as on visits and observations of different patrimonies in loco. As a result of this effort, the booklet Heritage Education: Knowing, Preserving and Valuing the Cultural Heritage of Vila Cruz – Nova Palma/RS presents itself as the pedagogical support that provides various possibilities for teaching and learning, since it permeates, in a playful and dynamic, for the diverse cultural patrimonies of Vila Cruz. Therefore, the importance of education for the creation and consequent maintenance of bonds between students and their references is reiterated, thus making the work of educational institutions and museums essential, which together reinforce the awareness of subjects regarding the firming of its memory and its identity. At the same time, the Quarta Colônia Geopark – Aspirant Unesco reinforces even more intent, since, among its initiatives, it seeks a consistent regional development allied to the enhancement of the sense of belonging of its fellow citizens regarding their origins and place. Finally, it is tracing this path that will allow the formation of subjects that are increasingly critical, creative and sensitive about their own history, as well as conscious about the importance of their cultural heritage.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscolapor
dc.subjectMuseupor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPatrimônio Culturalpor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectMuseumeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCultural heritageeng
dc.titleEscola e museu: a relação entre educação e patrimônio cultural, em Vila Cruz/RS, geoparque Quarta Colôniapor
dc.title.alternativeThe relationship between education and cultural heritageeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNo decorrer da sua história, a humanidade, em sua necessidade e criatividade, construiu diversos bens, tanto de natureza material, quanto de ordem imaterial. Postergados às próximas gerações como herança, constituem-se, na contemporaneidade, como referenciais para a memória e para a identidade dos grupos sociais a que fazem parte. A localidade de Vila Cruz, município de Nova Palma/RS, é um desses lugares onde copiosos patrimônios culturais, então advindos do processo da colonização italiana na região conhecida como Quarta-Colônia, ainda se encontram resguardados em suas edificações, em seus objetos e instrumentos de uso cotidiano, na sua religiosidade, nos hábitos e costumes dos seus moradores, nos saberes e fazeres corriqueiros, donde se sobressaem, notadamente, as Casas de Pedra, os Capitéis, a Capela Santa Cruz, os Casarões e o Filó Cultural. Nesse entremeio, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Pe. João Zanella e o Museu de Vila Cruz têm proporcionado profusas atividades pedagógicas voltadas a estes numerosos legados, onde a educação patrimonial se configura como condizente orientação metodológica, justamente por serem os bens patrimoniais o objetivo de seus estudos e ações. Nesse sentido, objetiva-se demonstrar como a Escola e o Museu, a partir da relação entre educação e patrimônio cultural, visam o conhecimento, a preservação e a valorização da história e dos legados então encontrados nesse povoado. Na firmação desse percurso, fundamenta-se em relevantes referenciais bibliográficos e em outras consideráveis fontes documentais, como os registros antigos e as fotografias de época, bem como nas visitações e observações dos diferentes patrimônios in loco. Como resultante desse esforço, a cartilha Educação Patrimonial: Conhecendo, Preservando e Valorizando os Patrimônios Culturais de Vila Cruz – Nova Palma/RS apresenta-se como o suporte pedagógico que propicia variadas possibilidades de ensino e de aprendizagem, uma vez que perpassa, de forma lúdica e dinâmica, pelos diversos patrimônios culturais de Vila Cruz. Portanto, reitera-se a importância da educação para a criação e a consequente manutenção de vínculos entre os educandos e os seus referenciais, tornando, assim, imprescindível o trabalho das instituições educacional e museal que, em conjunto, reforçam a conscientização dos sujeitos quanto à firmação da sua memória e da sua identidade. Ao mesmo tempo, o Geoparque Quarta Colônia – Aspirante Unesco reforça ainda mais intento, visto que, dentre as suas iniciativas, busca um condizente desenvolvimento regional aliado ao enaltecimento do senso de pertença dos seus concidadãos quanto às suas origens e lugar. Por fim, é o tracejar por este caminho que permitirá a formação de sujeitos cada vez mais críticos, criativos e sensíveis quanto à sua própria história, bem como conscientes quanto à importância dos seus patrimônios culturais.por
dc.contributor.advisor1Borin, Marta Rosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887358764231724por
dc.contributor.referee1Baptaglin, Leila Adriana
dc.contributor.referee2Bolzan, Moacir
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5777962404946912por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Culturalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International