dc.creator | Scapin, Eloi Piovesan | |
dc.date.accessioned | 2022-11-08T18:30:37Z | |
dc.date.available | 2022-11-08T18:30:37Z | |
dc.date.issued | 2022-08-12 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26803 | |
dc.description.abstract | In the course of its history, the humanity has built several heritage, both material and
immaterial. Postponed to the next generations as an inheritance, these heritage constitute
memory and identity of the social groups to which they belong. The village termed Vila Cruz,
located in the cyty of Nova Palma/RS, is one of those places where copious cultural heritage,
from the process of Italian colonization in the region known as Quarta-Colônia, is still
protected. These cultural heritage include buildings, objects and instruments of daily use,
religiosity, habits and customs, from which the stone houses, Capitals, Santa Cruz Chapel, big
houses and Cultural Filo stand out. State Elementary School Pe. João Zanella and the Vila Cruz
Museum have provided pedagogical activities aimed at these numerous legacies, where heritage
education is configured as a consistent methodological orientation, precisely because heritage
assets are the objective of their studies and actions. In this sense, the aim this study is to
demonstrate how the School and the Museum, based on the relationship between education and
cultural heritage, objetive the knowledge, preservation and appreciation of the history and
legacies found in this village. In establishing this path, it is based on relevant bibliographic
references and other considerable documentary sources, such as old records and period
photographs, as well as on visits and observations of different patrimonies in loco. As a result
of this effort, the booklet Heritage Education: Knowing, Preserving and Valuing the Cultural
Heritage of Vila Cruz – Nova Palma/RS presents itself as the pedagogical support that provides
various possibilities for teaching and learning, since it permeates, in a playful and dynamic, for
the diverse cultural patrimonies of Vila Cruz. Therefore, the importance of education for the
creation and consequent maintenance of bonds between students and their references is
reiterated, thus making the work of educational institutions and museums essential, which
together reinforce the awareness of subjects regarding the firming of its memory and its identity.
At the same time, the Quarta Colônia Geopark – Aspirant Unesco reinforces even more intent,
since, among its initiatives, it seeks a consistent regional development allied to the enhancement
of the sense of belonging of its fellow citizens regarding their origins and place. Finally, it is
tracing this path that will allow the formation of subjects that are increasingly critical, creative
and sensitive about their own history, as well as conscious about the importance of their cultural
heritage. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Museu | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Patrimônio Cultural | por |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Museum | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Cultural heritage | eng |
dc.title | Escola e museu: a relação entre educação e patrimônio cultural, em Vila Cruz/RS, geoparque Quarta Colônia | por |
dc.title.alternative | The relationship between education and cultural heritage | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | No decorrer da sua história, a humanidade, em sua necessidade e criatividade, construiu
diversos bens, tanto de natureza material, quanto de ordem imaterial. Postergados às próximas
gerações como herança, constituem-se, na contemporaneidade, como referenciais para a
memória e para a identidade dos grupos sociais a que fazem parte. A localidade de Vila Cruz,
município de Nova Palma/RS, é um desses lugares onde copiosos patrimônios culturais, então
advindos do processo da colonização italiana na região conhecida como Quarta-Colônia, ainda
se encontram resguardados em suas edificações, em seus objetos e instrumentos de uso
cotidiano, na sua religiosidade, nos hábitos e costumes dos seus moradores, nos saberes e
fazeres corriqueiros, donde se sobressaem, notadamente, as Casas de Pedra, os Capitéis, a
Capela Santa Cruz, os Casarões e o Filó Cultural. Nesse entremeio, a Escola Estadual de Ensino
Fundamental Pe. João Zanella e o Museu de Vila Cruz têm proporcionado profusas atividades
pedagógicas voltadas a estes numerosos legados, onde a educação patrimonial se configura
como condizente orientação metodológica, justamente por serem os bens patrimoniais o
objetivo de seus estudos e ações. Nesse sentido, objetiva-se demonstrar como a Escola e o
Museu, a partir da relação entre educação e patrimônio cultural, visam o conhecimento, a
preservação e a valorização da história e dos legados então encontrados nesse povoado. Na
firmação desse percurso, fundamenta-se em relevantes referenciais bibliográficos e em outras
consideráveis fontes documentais, como os registros antigos e as fotografias de época, bem
como nas visitações e observações dos diferentes patrimônios in loco. Como resultante desse
esforço, a cartilha Educação Patrimonial: Conhecendo, Preservando e Valorizando os
Patrimônios Culturais de Vila Cruz – Nova Palma/RS apresenta-se como o suporte pedagógico
que propicia variadas possibilidades de ensino e de aprendizagem, uma vez que perpassa, de
forma lúdica e dinâmica, pelos diversos patrimônios culturais de Vila Cruz. Portanto, reitera-se
a importância da educação para a criação e a consequente manutenção de vínculos entre os
educandos e os seus referenciais, tornando, assim, imprescindível o trabalho das instituições
educacional e museal que, em conjunto, reforçam a conscientização dos sujeitos quanto à
firmação da sua memória e da sua identidade. Ao mesmo tempo, o Geoparque Quarta Colônia
– Aspirante Unesco reforça ainda mais intento, visto que, dentre as suas iniciativas, busca um
condizente desenvolvimento regional aliado ao enaltecimento do senso de pertença dos seus
concidadãos quanto às suas origens e lugar. Por fim, é o tracejar por este caminho que permitirá
a formação de sujeitos cada vez mais críticos, criativos e sensíveis quanto à sua própria história,
bem como conscientes quanto à importância dos seus patrimônios culturais. | por |
dc.contributor.advisor1 | Borin, Marta Rosa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5887358764231724 | por |
dc.contributor.referee1 | Baptaglin, Leila Adriana | |
dc.contributor.referee2 | Bolzan, Moacir | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5777962404946912 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | História | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |