Encontros e encantos: o futuro pedagogo e a formação do conceito de artes visuais
View/ Open
Date
2002Primeiro membro da banca
Nunes, Ana Luiza Ruschel
Segundo membro da banca
Rossi, Maria Helena Wagner
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente pesquisa, cujo título se apresenta como: Encontros e Encantos: O
Futuro Pedagogo e a Formação do Conceito de Artes Visuais situa-se na linha de
pesquisa de formação de professores e busca desvendar como se dá o processo de
formação do conceito de artes visuais por futuros pedagogos, considerando os
processos psicológicos superiores, a Zona de Desenvolvimento Proximal e o
processo de mediação exercido pelo professor/Pesquisador. A temática surgiu a
partir de pesquisas anteriores, que constataram a escassez de profissionais
habilitados em cursos de licenciatura em Artes atuando em séries iniciais e na
configuração do pedagogo como responsável por contemplar e acessar em seu
trabalho a pluralidade de temáticas e áreas de conhecimento necessárias ao pleno
desenvolvimento do ser humano. A investigação aconteceu no sétimo semestre do
Curso de Pedagogia da Universidade Regional Integrada do alto Uruguai e das
Missões-Campus de Frederico Westphalen-RS, na disciplina de Metodologia e
Conteúdos Básicos da Educação Artística. A pesquisa configura-se de cunho
qualitativo e utiliza o estudo de caso etnográfico como forma de constituir as
reflexões acerca do tema. Os instrumentos elencados para a coleta dos dados são o
questionário, a observação participante e os diários de campo. As categorias de
investigação que contribuem para a análise dos dados são a formação do
pedagogo e a formação dos conceitos descritos a partir dos escritos de Lev
Semenovich Vygotsky. As constatações construídas a partir dos estudos
realizados, convergem para a afirmação de que, através dos cenários de atividades
planejados, propostos e efetivados com o grupo de sujeitos da pesquisa, os
mesmos tiveram ampliados os seus conceitos e concepções iniciais sobre as Artes
Visuais o que converge para uma futura prática pedagógica que contemple a
mesma de forma consciente e otimizadora na educação, mais especificamente nas
série iniciais.
Collections
The following license files are associated with this item: