EGR interna para redução do trabalho de bombeamento em um motor ignição por centelha de injeção direta
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Data
2022-09-21Primeiro membro da banca
Zabeu, Clayton Barcelos
Segundo membro da banca
Bayer, Fernando Mariano
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O constante aumento do preço dos combustíveis derivados do petróleo no período de pandemia
e a necessidade de redução de emissões de gases do efeito estufa demandam motores de
combustão por ignição por centelha mais eficientes. Programas governamentais como o
intitulado ROTA2030, visam apoiar o desenvolvimento tecnológico no setor automotivo,
promovendo o uso de biocombustíveis, como o etanol, a fim de reduzir a dependência dos
combustíveis fósseis e os níveis de emissões. A utilização de motores de combustão mais
eficientes através da combinação de conceitos downsizing, injeção direta de combustível e com
mecanismos que controlam independentemente os eventos do eixo de comando de válvulas, são
alternativas para maximizar a eficiência dos motores de ignição por centelha, principalmente
em cargas parciais, onde o método de controle de carga que, ao estrangular o escoamento de ar
admitido para controle de potência do motor, resultando em elevadas perdas por bombeamento,
justamente na maior parcela de operação de um veículo em ciclo urbano. Estratégias que
permitem a retenção de maior fração de gases residuais na câmara de combustão contribui com
a redução do trabalho de bombeamento em virtude da adição de gases inertes, no entanto,
elevadas concentrações podem provocar instabilidade de combustão. No intuito de investigar
os limites dessa diluição o presente trabalho visa investigar a influência da variação simétrica
dos eventos de abertura e fechamento das válvulas de admissão e exaustão, provocando
elevados cruzamentos de válvulas como estratégia de reter gases residuais no cilindro, para
redução do trabalho de bombeamento do motor. Os resultados mostram ganhos na eficiência de
conversão de energia para cargas parciais com elevado cruzamento de válvulas que por
consequência, eleva os níveis de gases residuais presentes na câmara de combustão.
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