Mostrar registro simples

dc.creatorBeltrame, Lisaura Maria
dc.date.accessioned2022-11-10T16:51:14Z
dc.date.available2022-11-10T16:51:14Z
dc.date.issued2003-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26830
dc.description.abstractThe present research aimed to investigate along child education teachers, how do they conceive the play of the role play, from the teacher’s activity organization and dynamics, in the development and learning of children from 4 to 6 years old. In this way and reflections come out about the importance of the role play in the child education context. In theory, the role play became a theory-practical study in the child education discussions, based on the Vygotsky Historic Cultural Academy, as well as Elkonin, Leontiev, Mukina and others. The research was done in four municipal CEINS in Chapeco (a city in the West Side of Santa Catarina State) in the year of 2002 and 2003. The subsidies of qualitative research were used as the main instrument for collecting data to the semi-structured interview with fifteen teachers. Observations were also done in the classes of child education with cooperated teachers. It was noticed as a research result the majority of child education teacher conceive the play role as the main activity of the children, but they have difficulties and they also don’t prior them in the organizational dynamics of education practice. We believe on this study importance for the possibility to identify and understand the conceptions of the child education teachers, reflecting about their daily education practice, reflecting, though, in a new way of thinking about role play in the children development and learning in children of four to six years old.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfessoras de educação infantilpor
dc.subjectPrática educativapor
dc.subjectJogo de papéispor
dc.subjectDesenvolvimento e aprendizagem das criançaspor
dc.subjectChild education teacherseng
dc.subjectEducation practiceeng
dc.subjectRole playeng
dc.subjectDevelopment and learning in childreneng
dc.titleProfessoras no cotidiano da educação infantil: um estudo sobre suas concepções do jogo de papéispor
dc.title.alternativeTeachers in the quotidian child education: a study about its conceptions in the role playseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou investigar, junto às professoras de educação infantil, como elas concebem o papel do jogo de papéis, a partir da organização e dinamização de suas atividades docentes, no desenvolvimento e na aprendizagem de crianças de 4 a 6 anos. Nesse sentido, apontam-se reflexões sobre a importância do jogo de papéis no contexto da educação infantil. Teoricamente, tomou-se o jogo de papéis como estudo teórico-prático, nas discussões da educação infantil, baseado nos estudos da Escola Histórico-Cultural de Vygotski, Elkonin, Leontiev, Mukhina e outros. A pesquisa realizou-se em quatro CEINS municipais, em Chapecó (situado no Oeste de Santa Catarina), no ano de 2002 e 2003. Foram utilizados aportes da pesquisa qualitativa, tendo como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada com quinze professoras. Também foram feitas observações nas turmas de educação infantil das professoras colaboradoras. Constatou-se, como resultado da pesquisa, que a maioria das professoras de educação infantil concebem o jogo de papéis como atividade principal das crianças, porém têm dificuldades e não o priorizam nas dinâmicas organizacionais da prática educativa. Acredita-se na importância deste estudo pela possibilidade de identificar e compreender as concepções das professoras de educação infantil, refletindo sobre suas práticas educativas diárias, repercutindo, assim, em um novo pensar sobre o jogo de papéis no desenvolvimento e aprendizagem das crianças de 4 a 6 anos.por
dc.contributor.advisor1Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8653053694824805por
dc.contributor.referee1Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek
dc.contributor.referee2Nunes, Ana Luiza Ruschel
dc.contributor.referee3Tomazzetti, Elisete M.
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8974124809880433por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International