Professoras no cotidiano da educação infantil: um estudo sobre suas concepções do jogo de papéis
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Date
2003-09Primeiro membro da banca
Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek
Segundo membro da banca
Nunes, Ana Luiza Ruschel
Terceiro membro da banca
Tomazzetti, Elisete M.
Metadata
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A presente pesquisa objetivou investigar, junto às professoras de educação infantil,
como elas concebem o papel do jogo de papéis, a partir da organização e
dinamização de suas atividades docentes, no desenvolvimento e na aprendizagem
de crianças de 4 a 6 anos. Nesse sentido, apontam-se reflexões sobre a importância
do jogo de papéis no contexto da educação infantil. Teoricamente, tomou-se o jogo
de papéis como estudo teórico-prático, nas discussões da educação infantil,
baseado nos estudos da Escola Histórico-Cultural de Vygotski, Elkonin, Leontiev,
Mukhina e outros. A pesquisa realizou-se em quatro CEINS municipais, em Chapecó
(situado no Oeste de Santa Catarina), no ano de 2002 e 2003. Foram utilizados
aportes da pesquisa qualitativa, tendo como principal instrumento de coleta de dados a
entrevista semi-estruturada com quinze professoras. Também foram feitas observações
nas turmas de educação infantil das professoras colaboradoras. Constatou-se, como
resultado da pesquisa, que a maioria das professoras de educação infantil
concebem o jogo de papéis como atividade principal das crianças, porém têm
dificuldades e não o priorizam nas dinâmicas organizacionais da prática educativa.
Acredita-se na importância deste estudo pela possibilidade de identificar e
compreender as concepções das professoras de educação infantil, refletindo sobre
suas práticas educativas diárias, repercutindo, assim, em um novo pensar sobre o
jogo de papéis no desenvolvimento e aprendizagem das crianças de 4 a 6 anos.
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