Conselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RS
Resumo
O estudo versa sobre o aprendizado democrático a partir da experiência de uma escola municipal de Esteio/RS visando compreender como se efetiva a participação da comunidade escolar em um Conselho de Classe Participativo. Este estudo ainda objetiva a) discutir as concepções que envolvem o processo de democratização da escola pública; b) investigar a relevância dos Conselhos de Classe, sua organização e funcionamento de forma a contribuir ou não para consolidar a gestão democrática escolar; c) analisar a percepção dos sujeitos escolares (gestores, professores, pais e alunos) sobre a dinâmica de articulação do Conselho de Classe Participativo de uma escola municipal de Esteio/RS. Em Meksenas (2002) buscamos situar o caminho metodológico que se configurou como uma pesquisa qualitativa pautada em um estudo de caso. Estudiosos do tema como Oliveira, Moraes, Dourado (2010); Paro (2000 e 2007); Dalberio (2007); Werle e Andrade (2008); Galina e Cassol (2008); Dalben (2006); Guerra (2006); Engers e Gomes (2007) fundamentaram o referencial teórico sendo que o processo de coleta de dados para posterior análise se deu através de entrevistas junto a dez sujeitos que estão integrados à comunidade escolar estudada. O principal aspecto apontado em nossas análises indica que a escola está em busca de maior participação da comunidade em suas instâncias decisórias. Já se tem assegurado na escola os espaços que possibilitam a abertura à democratização, contudo, ainda se percebe que a comunidade precisa utilizar-se destes espaços, compreendendo que a dinâmica participativa poderá contribuir para a qualificação dos processos escolares.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]