As tecnologias como mediadoras do processo de gestão da sala de aula em uma escola pública
Resumo
Este trabalho baseia-se na fundamentação teórica de diversos autores, abordando sobre a Gestão Democrática, a qual visa à prática coletiva e social, como um processo de participação de todos, sendo ela um dos fundamentos da qualidade da educação. A escola precisa repensar o seu contexto para unificação das esferas educacionais e do educador em uma visão ampla que torne possível o aprimoramento das diversidades para a aprendizagem dos alunos. Diante das inovações que a vida oferece, é preciso buscar conhecimentos para enriquecer o intelecto e poder competir em um mercado de trabalho cada vez mais exigente em termos de conhecimento e comunicação. O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação traz ao processo do ensino e da aprendizagem um conjunto significativo de alterações, desde os suportes materiais às metodologias, até os modelos da aprendizagem. O objetivo investiga como a gestão da aula, por meio das práticas pedagógicas, conduz à qualidade no processo de ensino e de aprendizagem, verificando a função e a importância dos recursos tecnológicos no processo. A pesquisa apresenta os dados coletados, por meio de um questionário com o uso da tecnologia, com conteúdos do 2º trimestre, dos professores de uma escola pública, do município de Três Passos, onde se ressalta a importância do uso das Tecnologias pelo aumento do interesse, participação e motivação dos alunos, a aprendizagem mais significativa e a aula produtiva e dinâmica, facilitando a problematização dos conteúdos. Evidencia-se também, a necessidade da formação e o aperfeiçoamento dos docentes quanto ao uso das tecnologias da informação e comunicação para que os professores sejam capacitados para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações. Conclui-se que, o uso das tecnologias por si só não representa mudança pedagógica, se for usada somente como suporte tecnológico para ilustrar a aula, o que se torna necessário é que ela seja utilizada como mediação da aprendizagem para que haja uma melhoria no processo ensino-aprendizagem.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1003]