O racismo como tema transversal na formação acadêmica de psicólogas(os) em Santa Maria - RS
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Data
2022-08-30Primeiro membro da banca
Alves, Miriam Cristiane
Segundo membro da banca
Alberti, Taís Fim
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A população brasileira tem enfrentado desde o período colonial as consequências da ideologia
racista que mantém a hierarquia racial na qual a população branca se beneficia material e
simbolicamente, enquanto a população negra luta por séculos contra a desigualdade social. O
estudo sobre o racismo como conteúdo que estrutura a sociedade brasileira é fundamental para
compreender como o processo de subjetivação ocorre com base no marcador raça, trazendo
efeitos psicossociais que podem ser observados nas práticas da Psicologia. Esse estudo foi
delineado a fim de compreender se o conteúdo sobre o racismo fez parte da formação
acadêmica de psicólogas(os), caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva e
exploratória, realizada com a participação total de quatorze de psicólogas(os) da cidade de
Santa Maria - RS. Como instrumentos para a coleta das informações foram utilizados um
diário de campo escrito pela pesquisadora, um questionário online e entrevista semi-estruturada. A análise hermenêutica-dialética foi utilizada para analisar as informações, sendo
que os resultados estão organizados e expostos em três artigos com as seguintes abordagens: 1
- No primeiro artigo discute-se a compreensão das(os) psicólogas(os) sobre o racismo; 2 - O
segundo artigo apresenta o estudo sobre o racismo durante a formação acadêmica na
Psicologia; e 3- No terceiro artigo temos o debate sobre a decolonialidade como um programa
teórico e de intervenção social que pode auxiliar no processo de (re)construção dos currículos
na Psicologia. Conclui-se que embora o ensino sobre a temática racial nos currículos da
Psicologia não tenha sido contemplado durante a graduação das(os) psicólogas(os)
entrevistadas(os), as(os) profissionais têm buscado a capacitação sobre o tema, por entender a
relevância do marcador raça e do racismo no processo de subjetivação da população
brasileira. Com isso, defende-se que ocorra mudança na estrutura curricular do ensino da
Psicologia, através da implementação de diretrizes e outros dispositivos que contemplem a
obrigatoriedade do ensino de conteúdos como o racismo, a fim de se obter uma formação
contextualizada e socialmente referenciada, sendo a decolonialidade uma perspectiva crítica
capaz de referenciar essa busca por um currículo diversificado e integrador das realidades
sociais.
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