A informação arquivística no âmbito de organizações privadas
Resumo
Esta pesquisa traz à tona a discussão a cerca da essencialidade da gestão
documental em ambientes privados e seu instrumento base: a informação
arquivística. Demonstra, através de argumentações teóricas e vivências práticas,
que o estabelecimento de um programa de gestão documental em um ambiente
organizacional é fator de sucesso, pois as empresas dependem em grande parte da
manutenção e controle dos seus documentos/informações. A forma como os
documentos são tratados, desde sua criação até destinação final, torna-se
fundamental para o bom funcionamento do ambiente organizacional, para o
processo de decisão e credibilidade no mercado e para a manutenção da memória
corporativa. A pesquisa identifica também a informação arquivística enquanto
elemento essencial de uma organização, com características e peculiaridades
próprias. Neste contexto também são abordados tópicos como a falta de
profissionais de arquivo atuando na área privada, políticas arquivísticas e a
tecnologia como solução para os problemas informacionais. A pesquisa caracteriza-se
como descritiva e apresenta abordagens qualitativas e quantitativas, tendo como
instrumento de coleta de dados um questionário com questões fechadas onde o
público alvo são arquivistas que atuam no âmbito privado da região metropolitana.
Coleções
- Gestão em Arquivos - EaD [245]