As crianças e suas infâncias: tempos de incertezas
Abstract
A escrita desta monografia foi escrita durante o isolamento social decorrente da Pandemia do
Covid 19, e seu desenvolvimento parte da tentativa de percorrer os caminhos investigativos
que o problema instiga pensar, qual seja: qual é a importância da educação infantil para a
criança que ingressa nos anos iniciais do ensino fundamental? Em decorrência dessa
formulação cabe interrogar quais são os desafios da educação das crianças relativo às
aprendizagens escolares no ambiente doméstico, dado o momento de suspensão das atividades
presenciais da escola? Para compreender esse problema nos valemos do objetivo geral que
investigou o modo como a circunstância de isolamento social afetou as práticas pedagógicas
do pedagogo junto com as crianças. Buscou-se compreender de que modo são criadas
estratégias e caminhos para (re)estabelecer a comunicação, o diálogo e as práticas
pedagógicas entre as crianças e os professores. A pesquisa é de cunho qualitativo cercando-se
da produção e análise das materialidades da literatura, contando com as contribuições da
pesquisadora Maria Carmem Barbosa (2013), e a partir dessas materialidades nos
aproximamos de alguns conceitos basilares: infância; criança; educação infantil articulando
com os saberes-fazeres experimentados nos movimentos traçados em um diário de campo.
Considera-se que a problematização sobre a importância da educação infantil para a criança
que ingressa nos anos iniciais do ensino fundamental tornou-se ainda mais complexa no
contexto da suspensão das atividades presenciais da escola, tornando-se realidade em todo o
país. As crianças e suas vivências escolares nesse período deixaram de experimentar as
descobertas da infância com seus pares.
Collections
The following license files are associated with this item: