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dc.contributor.advisorLima, Graziela Escandiel de
dc.creatorFolgearini, Cinara da Silva
dc.date.accessioned2022-11-16T18:45:23Z
dc.date.available2022-11-16T18:45:23Z
dc.date.issued2022-09-22
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26918
dc.description.abstractThe present work addresses "Child Education before and during the Covid 19 pandemic: looks of teachers from a public school in Mata/RS", aimed to identify the challenges and paths traced by Early Childhood Education teachers in the context before and during the Covid 19 pandemic. We seek to understand the forms of work developed before the pandemic by Early Childhood teachers at the Gente Miúda Municipal School of Early Childhood Education and analyze the proposals developed by them during the pandemic. We chose for the methodology the qualitative research approach, supported by bibliographic research, which will have as theoretical basis the authors Freire (1996), Britto (2005), Borba (2009), Prestes (2010), Kenski (2012), Sousa (2012), Albuquerque et al (2017), Fernandes and Varani (2017), Pinazza and Fochi (2018), Reis (2018) and Teixeira et al (2020), as well as public policies for Early Childhood Education, and the legislation and legal documents created to regulate remote work. The fieldwork was carried out from a questionnaire, intended for the teachers of this school, with the purpose of recording their perceptions and also their reports in relation to their proposals and work carried out before the pandemic, as well as the proposals carried out in a period of social isolation. We also conducted an individual interview with the teachers who made themselves available, to learn about the challenges and paths traced by them in both periods. With this, we identified that during the pandemic, collective work among teachers increased significantly, in addition, we also observed that a more targeted work with letters and numbers still persists in Pre-School, but also with games and interactions as governed by law. During the research, it was possible to identify that the family was one of the biggest challenges, because before the pandemic, its participation was not assiduous, but during the pandemic it became more of a partner of the school, thus being more participatory in the school education of children, their children.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectPandemia Covid 19por
dc.subjectDesafiospor
dc.subjectCaminhospor
dc.titleA Educação Infantil antes e durante a pandemia COVID 19: olhares de professoras de uma escola pública de MATA/RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoO presente trabalho aborda "A Educação Infantil antes e durante a pandemia Covid 19: olhares de professoras de uma escola pública de Mata/RS", tinha como objetivo identificar os desafios e os caminhos traçados pelas professoras da Educação Infantil no contexto antes e durante a pandemia Covid 19. Buscamos entender as formas de trabalho desenvolvidas antes da pandemia pelas professoras de Educação Infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda e analisamos as propostas desenvolvidas por elas durante a pandemia. Escolhemos para a metodologia a abordagem de pesquisa qualitativa, com apoio de pesquisa bibliográfica, a qual, terá como embasamento teórico os autores Freire (1996), Britto (2005), Borba (2009), Prestes (2010), Kenski (2012), Sousa (2012), Albuquerque et al (2017), Fernandes e Varani (2017), Pinazza e Fochi (2018), Reis (2018) e Teixeira et al (2020), assim como as políticas públicas para a Educação Infantil, e a legislação e documentos legais criados para regulamentar o trabalho por meio remoto. O trabalho de campo foi realizado a partir de um questionário, destinado às professoras desta escola, com o propósito de registrar as percepções destas e também seus relatos em relação às suas propostas e trabalhos realizados antes da pandemia, como também as propostas realizadas em período de isolamento social. Também realizamos uma entrevista individual com as professoras que se disponibilizaram, para conhecer os desafios e caminhos traçados por elas em ambos os períodos. Com isso, identificamos que durante a pandemia o trabalho coletivo entre as professoras aumentou significativamente, além disso, observamos também que ainda persiste na Pré Escola um trabalho mais direcionado com letras e números, mas também com brincadeiras e interações como é regido por lei. Durante a pesquisa foi possível identificar que a família foi um dos maiores desafios, pois antes da pandemia a participação desta não era assídua, porém durante a pandemia tornou-se mais parceira da escola, sendo assim mais participativa na educação escolar das crianças, seus filhos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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