A Educação Infantil antes e durante a pandemia COVID 19: olhares de professoras de uma escola pública de MATA/RS
Resumen
O presente trabalho aborda "A Educação Infantil antes e durante a pandemia Covid
19: olhares de professoras de uma escola pública de Mata/RS", tinha como objetivo
identificar os desafios e os caminhos traçados pelas professoras da Educação
Infantil no contexto antes e durante a pandemia Covid 19. Buscamos entender as
formas de trabalho desenvolvidas antes da pandemia pelas professoras de
Educação Infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda e
analisamos as propostas desenvolvidas por elas durante a pandemia. Escolhemos
para a metodologia a abordagem de pesquisa qualitativa, com apoio de pesquisa
bibliográfica, a qual, terá como embasamento teórico os autores Freire (1996), Britto
(2005), Borba (2009), Prestes (2010), Kenski (2012), Sousa (2012), Albuquerque et
al (2017), Fernandes e Varani (2017), Pinazza e Fochi (2018), Reis (2018) e Teixeira
et al (2020), assim como as políticas públicas para a Educação Infantil, e a legislação
e documentos legais criados para regulamentar o trabalho por meio remoto. O
trabalho de campo foi realizado a partir de um questionário, destinado às professoras
desta escola, com o propósito de registrar as percepções destas e também seus
relatos em relação às suas propostas e trabalhos realizados antes da pandemia,
como também as propostas realizadas em período de isolamento social. Também
realizamos uma entrevista individual com as professoras que se disponibilizaram,
para conhecer os desafios e caminhos traçados por elas em ambos os períodos.
Com isso, identificamos que durante a pandemia o trabalho coletivo entre as
professoras aumentou significativamente, além disso, observamos também que
ainda persiste na Pré Escola um trabalho mais direcionado com letras e números,
mas também com brincadeiras e interações como é regido por lei. Durante a
pesquisa foi possível identificar que a família foi um dos maiores desafios, pois antes
da pandemia a participação desta não era assídua, porém durante a pandemia
tornou-se mais parceira da escola, sendo assim mais participativa na educação
escolar das crianças, seus filhos.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: