Infância: o brincar e as experimentações da criança com as descobertas de si, do outro e do mundo
Resumo
A escrita desta monografia apresenta as experimentações nas quais durante o curso da Pedagogia
produziram desdobramentos no perguntar pelo modo como o brincar no contexto da escola torna-se
interessante e significativo para as experiências de descobertas e desenvolvimento das crianças. Nesse
sentido, a investigação foi orientada pelo objetivo geral que tem por finalidade compreender quais as
possibilidades do brincar das crianças no contexto da escola. Vinculado a isso encontram-se os
objetivos específicos: investigar se o brincar faz parte do desenvolvimento da autonomia das crianças
e compreender de que forma o brincar pode tornar a aprendizagem da criança significativa,
considerando o brincar como direito. Os procedimentos metodológicos foram pensados para
contemplar as limitações impostas pelo distanciamento social e a suspensão das atividades presenciais
da escola em função da crise sanitária. Nesse sentido, a abordagem atentou para os aspectos
quantitativos da materialidade da produção bibliográfica na área da educação de crianças e o brincar,
atentando para a produção das pesquisadoras Luciana Ostetto (2008), Maria Carmem Barbosa (2013),
Tizuko Morchida Kishimoto (2011), Kelly Werle (2015) entre outras que se debruçam há tempos em
tratar da infância e o brincar no contexto da educação brasileira. A problematização permite
vislumbrarmos quais as perspectivas pedagógicas para o ofício da.o pedagoga.o e sua relação com a
especificidade da infância que brinca e experimenta seu corpo nas interações consigo, com o outro e o
mundo.
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