Deficiência intelectual e os apoios necessários na ampliação das habilidades para a autonomia
Abstract
A pesquisa em questão traz uma reflexão sobre a deficiência intelectual e os apoios extras
necessários para ampliar as habilidades para a autonomia de sujeitos com deficiência
intelectual, trata-se de uma Pesquisa de Campo, desenvolvida para conclusão do curso de
Licenciatura em Educação Especial Noturno da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM), com a participação de sujeitos com deficiência intelectual adultos, residentes na
cidade de Santa Maria, RS. Teve-se como objetivo geral analisar os apoios utilizados e os
benefícios gerados para o desenvolvimento das habilidades para a autonomia do sujeito, com
intuito de ressaltar a importância dos apoios e recursos individualizados a fim de potencializar
a autonomia do sujeito com deficiência na preparação para a vida adulta. Visando melhor
compreender a temática, vamos transcorrer um pouco do contexto histórico acerca da
deficiência intelectual, as barreiras sociais e as lutas por direitos dentro das políticas públicas
que marcaram essa trajetória de exclusão social e abandono, baseadas em preconceitos de
incapacidade para exercer uma profissão, para ter capacidade de fazer escolhas e frequentar
escolas, fazer um curso profissionalizante ou de graduação, negando a oportunidade e a
participação da pessoa com deficiência aos espaços sociais que vão lhe propiciar a
aprendizagem através da socialização, bem como a falta de recursos e apoios adequados que
podem formar lacunas na formação do conjunto de habilidades adaptativas conceituais, social
e prática, fundamentais para que seja desenvolvido as habilidades de autonomia utilizadas na
vida adulta de qualquer pessoa.
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