O lúdico no processo de alfabetização de crianças cegas - uma revisão de literatura
Abstract
A ludicidade na perspectiva da criança com deficiência visual abrange uma significância no processo
de formação infantil, uma vez que o brincar possibilita uma dimensão evolutiva, onde a criança
reorganiza suas experiências, constrói e reconstrói o conhecimento, sendo um aporte/suporte no seu
aprendizado e desenvolvimento dentro e fora da sala de aula. Diante disso, o presente trabalho tem
por objetivo geral compreender de que forma a ludicidade se torna aliada no processo de alfabetização
de alunos cegos em uso do sistema Braille, já os objetivos específicos são: conhecer o processo de
alfabetização de alunos cegos; investigar a contribuição da ludicidade para aprendizagem de
alfabetização do distema Braille a crianças cegas; analisar a importância da ludicidade para o processo
de alfabetização Braille; explorar, teoricamente, materiais bibliográficos acerca da temática do lúdico.
Para melhor estruturar este estudo, optou-se por uma revisão bibliográfica - sendo esta uma revisão
de literatura com abordagem qualitativa onde se pretende identificar, analisar e sintetizar resultados de
estudos sobre o tema desta pesquisa. A coleta de dados foi realizada partir de buscas em diversos
sites e portais, como o Scientific Electronic Library Online – SciELO, portal da CAPES e as ferramentas
de buscas Google Scholar, bem como estudos científicos, de modo a identificar os artigos relacionados
com a temática em estudo. Tendo como descritores de busca: a temática de criança com deficiência
visual; o ato de brincar e o ato de brincar no desenvolvimento integral da criança cega; a ludicidade e
alfabetização da criança cega, jogos didáticos e sistema Braille. Como resultado, pretendeu compilar
os estudos acerca da produção de materiais lúdicos para crianças cegas, bem como tornar este
trabalho de conclusão de curso em um aporte para os estudantes, professores e estudiosos da área.
Collections
The following license files are associated with this item: