Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS
Fecha
2018-12-13Autor
Sartori, Gabriela Piovesan Sarzi
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esse trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Pedagogia Diurno da Universidade
Federal de Santa Maria tem por tema a criança e a infância. O objetivo geral da pesquisa é
compreender o lugar da brincadeira concebida por algumas professoras dos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Nova Palma/RS. Para responder essas
questões se fez necessário à análise de respostas obtidas na distribuição de um questionário
para professoras do 1° e 2° ano dos anos iniciais de uma escola municipal de Nova Palma/RS.
Mediante as respostas constatou-se que elas têm a consciência da importância da brincadeira
para o desenvolvimento infantil, a importância de se respeitar a criança como um ser social,
levando em conta a criança como criança e suas individualidades. Em contrapartida, percebe se que a maioria das vezes ocorre rupturas na transição da educação Infantil para o ensino
fundamental onde passa a diminuir o direito do brincar, ou seja, o maior tempo é concebido às
atividades de leitura, a escrita e a matemática. Por isso faz-se necessário discutir com pais,
professores e instituições a ponto de chegar em um consenso sobre o quanto é importante a
valorização do brincar, a criação de práticas escolares que valorizem os primeiros anos de
escolarização, considerando o tempo de cada criança, e o envolvimento efetivo das mesmas.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: