Utilização da social stories na promoção do autocuidado de crianças com transtorno de espectro autista
Resumo
Resumo: O estudo possui como objetivo analisar a contribuição da ferramenta Social
Stories visando estimular o autocuidado com crianças com Transtorno do Espectro
Autista. Trata-se de um estudo de intervenção, com avaliação qualitativa. O estudo foi
desenvolvido por meio da ferramenta Social Stories, que visa à aprendizagem por meio
lúdico, fragmentando as ações para melhor compreensão dos participantes. A ferramenta
foi utilizada por 3 famílias que possuíam uma criança com TAE no domicílio. A aplicação
foi realizada por meio de uma consulta de enfermagem (fevereiro de 2020) e por uma
avaliação qualitativa realizada 5 meses após a utilização da ferramenta. A entrevista
avaliativa entrevistas com a família por meio da consulta de enfermagem. Foi realizada
a análise temática após transcrição das entrevistas. Os participantes da intervenção foram
crianças com transtorno do espectro autista e suas famílias integrantes da Associação de
Mães dos Autistas de Palmeira das Missões e região. O local do estudo foi a Associação
de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, na cidade de Palmeira das Missões/RS. Na
entrevista participaram quatro familiares (3 mães e uma irmã) de três famílias.
Evidenciaram-se a relevância do lúdico como ferramenta de aprendizagem para crianças
com TEA, facilitando sua autonomia no processo de autocuidado. A ferramenta Social
Stories estimulou o autocuidado das crianças na realização de cuidados rotineiros.
Coleções
- TCC Enfermagem - PM [67]
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