dc.contributor.advisor | Souza Neila Santini | |
dc.creator | Algayer Luísa Pradié | |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T13:54:48Z | |
dc.date.available | 2022-11-21T13:54:48Z | |
dc.date.issued | 2020-10-26 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27018 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Enfermagem, RS, 2020. | por |
dc.description.abstract | Abstract: The study aims to analyze the contribution of the Social Stories tool in order
to encourage self-care for children with Autism Spectrum Disorder. It is an intervention
study, with qualitative evaluation. The study was developed using the Social Stories tool,
which aims to learn through play, fragmenting the actions for a better understanding of
the participants. The tool was used by 3 families who had a child with TAE at home. The
application was carried out through a nursing consultation (February 2020) and through
a qualitative assessment carried out 5 months after using the tool. The evaluative
interview interviews with the family through the nursing consultation. Thematic analysis
was carried out after transcribing the interviews. Participants in the intervention were
children with autism spectrum disorder and their families members of the Association of
Mothers of the Autistic of Palmeira das Missões and region. The study site was the
Association of Parents and Friends of the Exceptional - APAE, in the city of Palmeira das
Missões / RS. Four family members (3 mothers and a sister) from three families
participated in the interview. The relevance of playfulness as a learning tool for children
with ASD was evidenced, facilitating their autonomy in the self-care process. The Social
Stories tool encouraged children's self-care when performing routine care. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | por |
dc.subject | Autocuidado | por |
dc.subject | Saúde da Criança; | por |
dc.subject | Enfermagem Pediátrica | por |
dc.title | Utilização da social stories na promoção do autocuidado de crianças com transtorno de espectro autista | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Enfermagem | por |
dc.description.resumo | Resumo: O estudo possui como objetivo analisar a contribuição da ferramenta Social
Stories visando estimular o autocuidado com crianças com Transtorno do Espectro
Autista. Trata-se de um estudo de intervenção, com avaliação qualitativa. O estudo foi
desenvolvido por meio da ferramenta Social Stories, que visa à aprendizagem por meio
lúdico, fragmentando as ações para melhor compreensão dos participantes. A ferramenta
foi utilizada por 3 famílias que possuíam uma criança com TAE no domicílio. A aplicação
foi realizada por meio de uma consulta de enfermagem (fevereiro de 2020) e por uma
avaliação qualitativa realizada 5 meses após a utilização da ferramenta. A entrevista
avaliativa entrevistas com a família por meio da consulta de enfermagem. Foi realizada
a análise temática após transcrição das entrevistas. Os participantes da intervenção foram
crianças com transtorno do espectro autista e suas famílias integrantes da Associação de
Mães dos Autistas de Palmeira das Missões e região. O local do estudo foi a Associação
de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, na cidade de Palmeira das Missões/RS. Na
entrevista participaram quatro familiares (3 mães e uma irmã) de três famílias.
Evidenciaram-se a relevância do lúdico como ferramenta de aprendizagem para crianças
com TEA, facilitando sua autonomia no processo de autocuidado. A ferramenta Social
Stories estimulou o autocuidado das crianças na realização de cuidados rotineiros. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |