Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza Neila Santini
dc.creatorAlgayer Luísa Pradié
dc.date.accessioned2022-11-21T13:54:48Z
dc.date.available2022-11-21T13:54:48Z
dc.date.issued2020-10-26
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27018
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Enfermagem, RS, 2020.por
dc.description.abstractAbstract: The study aims to analyze the contribution of the Social Stories tool in order to encourage self-care for children with Autism Spectrum Disorder. It is an intervention study, with qualitative evaluation. The study was developed using the Social Stories tool, which aims to learn through play, fragmenting the actions for a better understanding of the participants. The tool was used by 3 families who had a child with TAE at home. The application was carried out through a nursing consultation (February 2020) and through a qualitative assessment carried out 5 months after using the tool. The evaluative interview interviews with the family through the nursing consultation. Thematic analysis was carried out after transcribing the interviews. Participants in the intervention were children with autism spectrum disorder and their families members of the Association of Mothers of the Autistic of Palmeira das Missões and region. The study site was the Association of Parents and Friends of the Exceptional - APAE, in the city of Palmeira das Missões / RS. Four family members (3 mothers and a sister) from three families participated in the interview. The relevance of playfulness as a learning tool for children with ASD was evidenced, facilitating their autonomy in the self-care process. The Social Stories tool encouraged children's self-care when performing routine care.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapor
dc.subjectAutocuidadopor
dc.subjectSaúde da Criança;por
dc.subjectEnfermagem Pediátricapor
dc.titleUtilização da social stories na promoção do autocuidado de crianças com transtorno de espectro autistapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Enfermagempor
dc.description.resumoResumo: O estudo possui como objetivo analisar a contribuição da ferramenta Social Stories visando estimular o autocuidado com crianças com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um estudo de intervenção, com avaliação qualitativa. O estudo foi desenvolvido por meio da ferramenta Social Stories, que visa à aprendizagem por meio lúdico, fragmentando as ações para melhor compreensão dos participantes. A ferramenta foi utilizada por 3 famílias que possuíam uma criança com TAE no domicílio. A aplicação foi realizada por meio de uma consulta de enfermagem (fevereiro de 2020) e por uma avaliação qualitativa realizada 5 meses após a utilização da ferramenta. A entrevista avaliativa entrevistas com a família por meio da consulta de enfermagem. Foi realizada a análise temática após transcrição das entrevistas. Os participantes da intervenção foram crianças com transtorno do espectro autista e suas famílias integrantes da Associação de Mães dos Autistas de Palmeira das Missões e região. O local do estudo foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, na cidade de Palmeira das Missões/RS. Na entrevista participaram quatro familiares (3 mães e uma irmã) de três famílias. Evidenciaram-se a relevância do lúdico como ferramenta de aprendizagem para crianças com TEA, facilitando sua autonomia no processo de autocuidado. A ferramenta Social Stories estimulou o autocuidado das crianças na realização de cuidados rotineiros.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Embargado
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Embargado