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dc.contributor.advisorSiqueira, Monalisa Dias de
dc.creatorLangsch Neto, Carlos Léo
dc.date.accessioned2022-11-21T16:59:03Z
dc.date.available2022-11-21T16:59:03Z
dc.date.issued2021-09-09
dc.date.submitted2021
dc.identifier.citationLANGSCH NETO, C. L. “O meu maior medo é enlouquecer, não contrair Covid”: trabalho emocional e experiências no sistema único de assistência social no contexto pandêmico. 2021. 109 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais Bacharelado)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27025
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Sociais Bacharelado, RS, 2021.por
dc.description.abstractThe present work deals with the emotions of the workers of the Unified Social Assistance System (SUAS) in the context of the Covid-19 pandemic. Therefore, it aims to discuss how the changes in work processes resulting from the current scenario have influenced the emotions of social assistance policy professionals in the city of Santa Maria/RS. Faced with the increase in vulnerabilities experienced by a large population segment, we seek to understand what emotions have mobilized in practice and how their management has been carried out. The qualitative research was carried out based on participant observation and semi-structured interviews with higher-level technicians, social workers and psychologists, who are current in basic and special social protection equipment of medium complexity, that is, in the Social Assistance Reference Centers (CRAS) and the Specialized Social Assistance Reference Center (CREAS). The investigation proposes to discuss emotions from the theoretical perspective of the anthropology and sociology of emotions, based mainly on Arlie Hochschild's theories. The work is divided into two stages: the first consists of a bibliographic and documental research on the literature and legislation dealing with social assistance policy and discussions on emotions in social sciences; the second refers to semi-structured interviews and analysis of the material collected through the lens of anthropology and sociology of emotions. Finally, the investigation demonstrates that the workers perform in-depth emotional management and, in the current situation, there is more emotional work to be done, without increasing the number of professionals to perform it.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectTrabalho emocionalpor
dc.subjectTrabalhadoras(es) do SUASpor
dc.subjectPolítica de assistência socialpor
dc.subjectPandemia da Covid-19por
dc.subjectEmotionseng
dc.subjectSUAS worker(s)eng
dc.subjectEmotional workeng
dc.subjectSocial assistance policyeng
dc.subjectCovid-19 pandemiceng
dc.title“O meu maior medo é enlouquecer, não contrair Covid”: trabalho emocional e experiências no sistema único de assistência social no contexto pandêmico.por
dc.title.alternative“My greatest fear is going mad, not to getting Covid”: emotional work and experiences in the unified social assistance system in the pandemic context.eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Sociais Bachareladopor
dc.description.resumoO presente trabalho versa sobre as emoções das(os) trabalhadoras(es) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no contexto da pandemia da Covid-19. Para tanto, tem por objetivo, discutir como as mudanças ocorridas nos processos de trabalho decorrentes do atual cenário tem influenciado nas emoções das(os) profissionais da política de assistência social no Município de Santa Maria/RS. Diante do aumento das vulnerabilidades vivenciadas por um grande segmento populacional, busca-se compreender o que as emoções têm mobilizado na prática e como tem sido realizada a sua gestão. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada a partir de observação participante e entrevistas semiestruturadas com técnicas(os) de nível superior, assistentes sociais e psicólogas(os), que atuam nos equipamentos de proteção social básica e especial de média complexidade, isto é, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A investigação propõe-se a discutir as emoções a partir da perspectiva teórica da antropologia e sociologia das emoções, baseada principalmente sob a luz das teorias de Arlie Hochschild. O trabalho está dividido em duas etapas: a primeira consiste numa pesquisa bibliográfica e documental sobre a literatura e legislações que tratam da política de assistência social e as discussões sobre as emoções nas ciências sociais; a segunda refere-se às entrevistas semiestruturadas e a análise do material coletado através das lentes da antropologia e sociologia das emoções. Por fim, a investigação demonstra que as(os) trabalhadoras(es) realizam gerenciamento emocional em profundidade e na atual conjuntura existe mais trabalho emocional a ser realizado, sem ampliação do número de profissionais para realizá-lo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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